Anúncios

Crianças em conflitos armados

por Érica Perazza       

Durante a Segunda Guerra Mundial,  milhares de crianças estavam desnutridas, doentes, vestindo trapos, desabrigadas e famintas. Quase oito mil crianças britânicas morreram, e 7.622 ficaram gravemente feridas com os bombardeios dos alemães que começaram em 1940. Um ataque a uma escola em Catford, no sul de Londres, em 1943, matou 38 crianças e feriu 60.

Em pleno século XXI, muitas crianças ainda perdem sua infância e inocência devido aos conflitos em vários países na Ásia, África e América Latina.  Todos os dias ao redor do mundo, milhões de crianças são vítimas de diversos conflitos armados disputados pelo poder político, intolerância religiosa ou desigualdade social.
São diversas as formas como o contexto de guerras afetam o dia-a-dia de centenas que deixam de frequentar a escola (uma em cada três crianças em países afetados por conflitos está fora da escola). Soma-se ainda à interrupção dos estudos, a separação de pais e amigos, o racionamento de comida e a ameaça de ataques aéreos e anos de incertezas.
A guerra expõe as crianças a uma série de perigos – incluindo o risco de orfandade, morte, lesão, deslocamento ou separação da família. Além do mais, uma criança sem os cuidados de adultos corre o risco de ser negligenciada e de sofrer todos os tipos de abuso. Em diversos países, por exemplo, crianças tornam-se alvos fáceis para os grupos ou forças armadas à procura de novos recrutas.
A guerra torna todas as pessoas vulneráveis, principalmente as crianças. Por isso, é de extrema importância que haja programas, acordos e atitudes em defesa à infância.

Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

Todos nós – governos, grupos armados, empresas transnacionais, ONGs, meios de comunicação e público em geral – têm a responsabilidade de garantir que as crianças não lutem as guerras dos adultos.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

Categorias: Internacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: