Anúncios

O jornalismo se reiventa, o jornalista continua na mesma

Por Thaís Teles

E aí, o passaralho chega nas redações dos grandes veículos de imprensa e, sem aviso prévio, desemprega uma grande quantidade de jornalistas que dedicaram boa parte do seu tempo na concretização de matérias, pensando em pautas inovadoras, enfim, execendo o prazer da profissão.

Porém, nos últimos dias, as crises anunciadas pela Folha de S. Paulo, Record, Abril, etc, têm sido alvo de constantes análises sobre o rumo da profissão e o excesso de pessoas disputando um lugar ao sol dentro de uma redação.

É verdade que a situação não está fácil e, para ver o descontentamento da grande maioria dos jornalistas, basta acessar o perfil de um deles no Facebook e ver o que estão falando por aí, cada um sofre o desânimo da situação atual a seu modo. Dentro de toda este quadro há também um outro lado que é importante checar: o sentido da mídia.

Desde a instauração da internet comercial, muito se fala sobre seu poder de propagação, o vasto e ilimitado poder inserido nesta tecnologia que cada vez mais se reinventa e carece de pessoas competentes para fazê-la girar de maneira criativa. Talvez, aí esteja um novo rumo que os profissionais de imprensa possam dar à profissão.

Viver na apreciação do bom jornalismo feito há anos deve ser um motor para que os profissionais aprendam a se reinventar dentro das novas possibilidades.

Passar por uma reconfiguração e estar no meio do turbilhão de mudanças não é fácil pra ninguém, porém, falar mal da profissão que escolheu e, de certa forma dá prazer, pode ser ainda pior.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Categorias: Caixa de Pandora, Metalinguagem

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: