Anúncios

O ser jornalista

Por Thaís Teles

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter” Cláudio Abramo

Eis a grande escolha: ser jornalista! O motivo? Mudar o mundo! Eis o retrato comum de um jovem que coloca os pés na faculdade, que sonha em ser grande, que anseia ver seu nome estampado em algum jornal ou ainda entrevistar uma grande figura pública.

Os sonhos estão ali, pulsantes e inquietantes, parecem tão aflorados quanto os hormônios de uma pessoa aos vinte anos. Algumas vezes, porém, o contato com o cotidiano da profissão, as frustrações e demais experiências amargas camuflam tantas vontades e aí, todo aquele discurso empolgado passa a ser somente uma lembrança.

Mais do que exercer o jornalismo é fundamental enraizá-lo de modo que a curiosidade natural, e demais comportamentos comuns na profissão, façam parte da natureza do indivíduo. Atrelado a toda esta estrutura, a espinha dorsal que mantém este esqueleto em ação é o comprometimento consigo mesmo de não desistir de uma pauta, de um personagem incrível e que pode ser capaz de mudar o infinito particular de um leitor perdido por aí.

Eis o simples encanto que rege aqueles que realmente “jornalistam” pela vida, ao invés de se preocupar com o status ou reconhecimento da profissão.

Em suma, a transformação de um jornalista não acontece dentro de uma redação, mas sim, olhando o mundo com um olhar clínico capaz de, em poucas linhas, fornecer o material necessário para a mudança de diversos mundos mudos e pessoais.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Categorias: Editoriais, Metalinguagem

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: