Anúncios

Vergjinesha, as virgens juramentadas

A vida acaba de começar para algumas meninas albanesas, mas o futuro delas já está traçado e o casamento negociado entre as famílias. Em alguns casos, ainda na infância elas começam a ter contato com a família do futuro marido desde muito cedo, uma vez que foram consideradas “elegíveis” para casar.
De acordo com a tradição não-religiosa Kanun, a riqueza da família é sempre herdada pelos homens e é a mulher quem se muda para a casa do marido após o casamento, além disso, o valor da vida de uma mulher é considerada a metade da de um homem. Calças, camisetas e bonés fez parte do guarda-roupas apenas dos homens, elas só podem sair às ruas trajando saias, lenços e, as vezes, até véus.
As restrições paternalistas impostas por tal tradição fez com que algumas mulheres reiventassem sua própria história e optassem por viver como homens. Em uma sociedade  Kanun, elas podem mudar de sexo ao trajar vestimentas masculinas.
Além da mudança comportamental, as Vergjinesha – virgens juramentadas, como são conhecidas as mulheres que passam por essa mudança – devem fazer um voto sob a lei de Kanun para aquisição dos mesmos direitos de um homem, e manter-se celibatária por toda vida. A partir de então, elas podem se tornar chefes de família e todas as restrições impostas ao nascer são anuladas.  Há ainda casos de famílias que, por não possuírem herdeiros do sexo masculino, optam por realizar a mudança de sexo em uma das filhas a fim de que os bens não sejam perdidos.
A possibilidade de mudança de sexo era uma opção feita por muitas mulheres durante a ditadura stalinista. Após a queda do regime e mesmo com as dificuldades encontradas, existem muitas meninas que não querem deixar a feminilidade de lado em prol de direitos e maior liberdade, porém, em muitos casos, essa ainda acaba sendo a principal saída rumo ao poder de escolha e autonomia.
Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

Categorias: Comportamento, Hades

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: