Anúncios

A cultura nordestina nos acordes de Luiz Gonzaga

O nome da cidade de origem é simples como suas músicas. Há cem anos nascia Luíz Gonzaga em Exu, cidade pernambucana. Foi em solo nordestino que Gonzaga viveu intensamente diversas experiências e as retratou em suas canções, que viajam pela cultura nordestina, pelas dificuldades enfrentadas por esse povo em uma época em que a viagem rumo ao sul do país era um sonho incerto, porém, vivido por muitas pessoas que se arriscavam nas “selvas de pedras” em desenvolvimento.

A mistura entre a fala simples, o ritmo contagiante e a fidelidade cultural que se mantêm evidentes em suas canções, foram fatores determinantes para marcar a história da música popular brasileira. Agregada a tudo isso, estava na figura exótica que Gonzaga se tornava ao pisar no palco, com roupas chamativas, cheias de cores e acessórios capazes de roubar a atenção de qualquer indivíduo era impossível que ele passasse despercebido em meio a multidão.

 reprodução

O que faz Luiz ainda ser um mito depois de tantos anos? Ter tido coragem de engradecer a força e singularidade do nordestino em uma época que a cor e sotaque eram motivos de segregação, situação ainda vigente nas mentes daqueles que ainda não se renderam aos acordes e canções do Rei do Baião.

Anúncios

Tags:, , , ,

Categorias: Atena, Música

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: