Anúncios

Quando tudo é notícia

Por Thaís Teles

Um vídeo engraçado no Youtube. Um caso amoroso com algum famosinho. Fotos no Twitter beijando alguém. Fotos flagram intimidades dos casais famosos e são publicadas no Instagram. Tem até artista fazendo pose depois de um furacão e virando “notícia”. Esses pequenos passos são, muitas vezes, as fórmulas utilizadas por diversos tipos de veiculos para adquirir audiência.

Porém, se todo material está aí constantemente é porque tem quem a consome instintivamente, sem para para refletir na qualidade da informação, uma vez que o exercício da profissão vai muito além da superficialidade fornecida nos meios virtuais.

Para muitos, pode parecer nostalgia falar sobre ir a campo, colher dados brutos, ouvir pessoas. Em diversos casos a figura do repórter como testemunha ocular é deixada de lado, parece que a tendência ao isolamento proliferado pelas tecnologias online tomou conta também do espírito jornalístico daqueles que vivem da profissão. Como disse Eliane Brum, em entrevista ao Programa Provocações, da TV Cultura: “Como é que eu posso reportar um fato se eu não estava lá?”. Falar porque todos estão falando é o mesmo que repetir várias vezes a mesma frase em um mesmo dia.

Faça teste: abra alguns jornais pela manhã ou assista alguns jornais televisivos e tente perceber se diferem e alguns pontos. Pode ser que o formato não seja o mesmo, que algum dê fale mais sobre determinado assunto do que outro, mas, na maioria das vezes, tudo não passa de uma sucessão de repetições ao longo do dia.

Por que será que o jornalismo está tão óbvio, será que a sede de esclarecimento social é apenas uma utopia esquecido nos cantos das redações?

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

Categorias: Metalinguagem

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: