Anúncios

Honra olímpica

O que faz as Olimpíadas de Londres ser um evento marcante históricamente não é apenas pelo fato de reunir os principais nomes do mundo do esporte e aflorar o clima de competição mundo afora. Este evento vai um pouco além, uma vez que esta é a primeira edição dos jogos na qual as mulheres participam de todas as modalidades.

A presença feminina se faz ainda mais marcante para Arábia Saudita, que cedeu às pressões culturais e confirmou a participação da judoca Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani e a atleta Sarah Attar, que correrá 800 metros. Em uma cultura na qual as mulheres são privadas do contato com o mundo esportivo desde a infância – além da prática ser exercida clandestina, elas não podem frequentar estádios, alugar quadras ou frequentar clubes -, a presença de ambas esportistas representa dois passos largos rumo à conquista de direitos femininos, porém, há muito ainda para ser conquistado.

Com a primeira luta agendada para sexta, dia 3 de agosto, Wojdan Shahrkhani foi probida pelo seu pai de lutar sem o hijab, o véu islâmico. Após o incidente, o COI se reuniu e permitiu que a atleta use a vestimenta e a judoca fará uso de um modelo compatível com o quimono do judô. Inicialmente, o uso do utensílio foi vetado pela organização da modalidade por considerar que compromete a segurança de Wojdan.

Apesar da expectativa para a estreia nas Olimípiadas, Rawh Abdullah, responsável pelo teino da equipe saudita, teme o rendimento das competidoras, uma vez que a falta de um treinamento adequado dificulta a conquista de medalhas olímpicas. Mas mais do que uma medalha, a honra dessas garotas em representar um mundo tão restrito vale ouro.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Categorias: A Mão de Midas

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: