Anúncios

Meditação em movimento


Por Thaís  Teles

O movimento em ritmo constante, a respiração profunda e o foco da mente no corpo trabalhando em conjunto e se esforçando ao máximo para superar seus próprios limites. Mais do que apenas oferecer qualidade de vida, a corrida é a meditação em movimento.

Cientistas da especializados em neuroimagem da Universidade de Bonn, na Alemanha, comprovaram que à medida que um esforço físico é colocado em prática, ocorre o aumento de liberação de enforfinas em algumas partes do cérebro, o que promove a diminuição de comportamentos como ansiedade, estresse, entre outros. Além da sensação de bem-estar após alguns minutos de corrida, há quem ainda atribua à prática uma forma de metitação, uma vez que mente e corpo estão integrados.

Em seu livro “Running with the Mind of Meditation”, o monge tibetano, Sakyong Mipham, mostra que é possível aliar ambas práticas de maneira eficiente, uma vez que mais do que um bom condicionamento, correr exige ainda uma cabeça boa. Nos últimos nove anos, o Mipham participou de seis maratona e, durante seus treinos, passou a perceber que, além do foco na respiração, a mente também fica atenta aos sons que rodeiam o local. Ambos princípios são a base da meditação.

O foco de práticas meditativas trabalha inicialmente com a respiração, no qual tudo o que possa dispersar a atenção para outros pensamentos devem ser evitados ao máximo, muitas vezes, esse patamar é atingido com o auxílio de exercícios respiratórios e muita concentãção. Após atingir tal plenitude, é possível atrelar tal plenitude à percepção de ruídos que envolvem o ambiente.

Para atletas que percorrem longas distâncias, o equilíbrio entre corpo e mente torna-se essencial para que os limites físicos sejam superados e alcancem resultados positivos. Porém, é notável a busca incansável de pessoas que se submetem à praticas esportivas sem orientações e objetivos claros, uma vez que o foco está apenas na estética, mas vale lembrar que nada adianta estar apenas com o físico em forma se a mente estiver sedentária.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Artemis, Saúde

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: