Anúncios

Por que é importante ser curioso?

“Eu não tenho talentos especiais. Sou apenas apaixonadamente curioso.” 
 Albert Einstein
Conhecer, explorar, questionar o mundo faz parte do progresso humano. Desde pequenos somos moldados pela curiosidade instintiva em querer descobrir a origem ou utilidade das coisas.
Ao longo da vida, as descobertas continuam a fazer parte do comportamento natural das pessoas, seja no aspecto positivo, como o conhecimento; seja negativamente, para saber da vida das pessoas. Mas por que o ser humano tende a ser curioso?
A resposta está ligada à nossa curiosidade juvenil e à característica da espécie humana batizada como neotenia, termo utilizado pela teoria da evolução e que traduz a capacidade de retenção das características juvenis. É graças a ela que muitas pessoas mantêm a mente jovem e inquieta que não se contenta em conhecer somente o óbvio e busca descobrir novos horizontes, mesmo que o contato com o novo mundo esteja no patamar da apreciação. Aprender ao longo da vida seria o mesmo que estender boa parte da nossa infância, é deixar a neotonia atuar ao longo dos tempos. E graças à essa propriedade humana que conseguimos estabelecer mudanças e adaptar a novas circunstâncias.
Pessoas consideradas muito inteligentes e versáteis podem, no entanto, serem meras curiosas e grandes desbravadoras do desconhecido e que mantém acesa a epifania de uma nova descoberta. No mundo da inteligência artificial, cientistas descobriram que ao criarem algorítmos – cuja finalidade é atuar de modo similar ao processo de aprendizagem – é necessário que haja um exercício constante dos instintos para que se mantenham ativos e o mesmo acontece na vida real. Ou seja, para que a curiosidade se mantenha em exercício, ela deve ser constantemente incentivada. Mesmo que determinada descoberta não tenha um sentido instantâneo, poderá contribuir de modo significante ao longo dos tempos, não apenas em termos de aprendizado, mas, poderá atuar como um bônus oferecido pela natureza para que possa ser o máximo da nossa mente possa ser absorvido e explorado.
Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Artemis, Ciência e Tecnologia

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: