Anúncios

Informação enlatada

O diploma debaixo do braço e mais uma leva de jornalistas formados acotovelam-se no escasso mercado de trabalho com o sonho de ter seu nome estampado em algum grande veículo de comunicação.

A grande quantidade de mão de obra para o exercício do jornalismo tem um novo concorrente a ser superado: robôs jornalistas. Um blog, mantido pela empresa Narrative Science, está dando o que falar, já que todo conteúdo é produzido por um software de inteligência artificial e em momento algum ocorre a intervenção humana.

O projeto nasceu dentro da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, e reuniu jornalistas e engenheiros empenhados em gerar um software capaz de narrar jogos de beisebol. Há dois anos, o serviço passou a ser comercializado.

À medida que o serviço é disponibilizado para um novo cliente, todo sistema é configurado para que o conteúdo publicado pelo software siga os padrões de texto que possibilitem dar destaque às empresas. Nos Estados Unidos, são diversos o exemplos de corporações que alcançaram sucesso de vendas após adquirirem o equipamento e, segundo matéria publicada pela revista Exame, a tendência é que esse quadro aumente.

Em tempos onde a instantaneidade passou a ser o carro-chefe das empresas de comunicação, o exercício do jornalista começa a ser ameaçada por máquinas que pensam e proliferam notícias pelo mundo da informação de modo homeopático, de modo que as pessoas criem em si o hábito da rapidez informativa e passam a deixar de lado a habilidade para contemplação, troca de ideias e debates inseridos em uma grande reportagem.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

Categorias: Metalinguagem

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: