Anúncios

Mineração tóxica

O elevado aumento dos preços do ouro em escala internacional fez crescer a mineração e consequentemente a exposição de mineradores ao chumbo e de pessoas que habitam a região das minas. Algumas pessoas escavam as pedras com as próprias mãos. Com as elevadas concentrações de chumbo, o ar, o solo e a água acabam sendo contaminados.

A descoberta de ouro em Zamfara na Nigéria trouxe esperança para moradores, mas também trouxe morte, principalmente de crianças pequenas que são mais vulneráveis aos efeitos tóxicos. Muitas delas em Badega, a quatro horas da capital, são expostas a poeira de chumbo que seus parentes mineradores trazem na roupa após um dia de trabalho. A jovem Amina Murtala de apenas 20 anos perdeu três filhos devido ao envenenamento por chumbo em Zamfara. Desde 2010, cerca de 400 crianças morreram e outras duas mil necessitam de tratamento imediato. A intoxicação por chumbo aguda pode resultar danos irreparáveis para os sistemas nervoso e reprodutivo e para os rins ou até mesmo permanentes deficiências físicas e mentais.

A organização Human Rights Watch pesquisou o impacto do envenenamento por chumbo em comunidades próximas das minas de Zamfara e tem como objetivo convencer o governo federal da Nigéria a urgência da situação. De acordo com o levantamento da ONU realizado em 2011, os níveis de mercúrio no ar estavam quase 500 vezes superior ao limite e na água potável cerca de dez vezes acima do recomendado.

A Human Rights Watch pede por três mudanças essenciais: “primeiro, a implementação de práticas mais seguras de mineração no local. Em segundo lugar, a limpeza das áreas contaminadas. E em terceiro lugar, o tratamento de crianças em risco de envenenamento por chumbo”. É essencial que o meio-ambiente seja limpo para que as crianças  não sejam expostas novamente à contaminação. O presidente Goodluck Jonathan concordou em liberar 650 milhões de naira, aproximadamente 4 milhões de dólares. O dinheiro será usado para tratar do meio ambiente e realizar práticas mais seguras de mineração no Estado de Zamfara. Essas condições podem dar uma melhor chance de uma vida saudável ao mais novo bebê de Amina.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: África, Os titãs de Gaia [Meio Ambiente]

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: