Anúncios

Contrassenso brasileiro na Rio+20

Via José Faro

Bonita a posição do Brasil na Rio+20: os objetivos de desenvolvimento sustentável têm que ser usados para mudar os padrões de produção e de consumo no mundo. Segundo o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, que é a maior autoridade da participação brasileira na conferência, a mudança nesses padrões deve começar pelos países ricos. Disse ele aoEstadão: “não é possível que a nova classe média na Índia ande de bicicleta para salvar o planeta se a classe média num país desenvolvido tem dois carrões dentro da garagem” (leia a matéria).
                                                                              Salvar o meio ambiente ou os interesses da
indústria automobilística?
A posição do Brasil diz respeito ao modelo de desenvolvimento industrial adotado no mundo inteiro desde o século XIX e que tem sido – ao lado da natureza predatória dos hábitos de consumo modernos – o principal responsável pela deterioração ambiental. Tudo indica que não há muita saída fora de uma mudança radical nos pressupostos de um sistema que sustenta seus símbolos de riqueza e de produtividade na liquidação irremediável da natureza, a começar pela atmosfera.
Figueiredo, no entanto, expõe o país a um contrassenso. No mesmo dia em que a notícia sobre a posição do Brasil foi publicada, uma outra matéria (leia aqui) dava conta do esforço que o governo brasileiro pretende desenvolver para que os bancos liberem mais recursos financeiros para os compradores de automóveis. A política governamental, é verdade, procura evitar a qualquer custo que uma depressão industrial afunde ainda mais as perspectivas de crescimento do PIB em 2012 e em 2013, mas é contraditório que essa mesma política estimule um modelo de crescimento não apenas baseado nos interesses de um segmento da indústria, mas em detrimento das próprias posições brasileiras na questão ambiental.
Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: