Anúncios

O problema do fim das sacolas plásticas

Daniela Shmayev

A questão em torno das sacolas plásticas e o meio ambiente foi o motivo aparente que determinou o movimento para que estabelecimentos como supermercados não distribuíssem mais as sacolas plásticas.

Sim, as sacolas são grandes vilãs na natureza, afinal vem de fontes não renováveis, demoram cerca de cem anos para decompor e ainda se não forem corretamente descartadas, prejudicam o meio ambiente de forma devastadora.

Imagem

Só aí já foram citados praticamente TODOS os motivos para nunca mais ser utilizar uma sacola plástica sequer.  Porém, a retirada é um problema de quem as fornece, no caso os estabelecimentos, sem que haja impacto na população. Dessa forma, não podem eles se valer da preocupação repentina com o meio ambiente e simplesmente não fornecer nenhuma alternativa para o cliente levar os produtos, a não ser comprando uma sacola biodegradável ou retornável, ou seja, comprando outro produto. Os supermercados estão faturando milhões de reais usando esta “preocupação ambiental”, e ainda tendo um novo produto no mercado a venda, sacolas retornáveis e biodegradáveis.

Imagem

O que deveria ser feito ( e que por isso que a população tanto se indignou), era a substituição das sacolas, mas oferecendo-se outra forma do cliente levar suas compras como sacos de papel reciclável  ou sacola biodegradável sem custo extra. A responsabilidade de preservação do ambiente foi passada somente aos consumidores, pois quando fazem suas compras devem adquirir sacolas pagando determinado valor ou se virar carregando tudo na mão.

Este assunto tem tido extrema repercussão exatamente por isso. O governo e os supermercados simplesmente jogaram na mão do consumidor a incumbência de resolver o problema ambiental que o comércio causou e ainda por cima tiram vantagem nisso. Mas faz parte da cultura brasileira achar uma “jeitinho” de sempre sair ganhando…

Anúncios

Tags:, , , ,

Categorias: Os titãs de Gaia [Meio Ambiente]

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: