Anúncios

Audrey Hepburn

Por Joice Melo

A moda, assim como as outras artes tem pessoas e artistas que influenciaram em algum aspecto, dando seu toque e marca e perpetuando algumas características marcantes que continuam até hoje, como se fosse algo novo, de tão bem feito que foi. Falaremos então, de uma mulher que, foi uma das muitas que influenciou o Universo da Moda, ditou tendências que ainda hoje fazem parte do armário feminino. Abriu portas para a ousadia e charme.

Audrey Hepburn que o diga, Belga filha única de Ella van Heemstra e Oseph Anthony Ruston, que desde cedo começou a viver algo que atualmente seria muito comum (infelizmente) para as famílias que é a separação de seus pais, com isso sua mãe a enviou para um internato na Inglaterra onde começou a nascer a paixão pela dança. Porém como naquela época a Segunda Guerra mundial estava no auge, Audrey foi levada para a Holanda. Mas, ali não era um lugar seguro, com a invasão nazista sua família passou por diversas necessidades e privações.

A guerra então passou e a garota que até o momento sofrera com sua família mudou-se para a Inglaterra dando continuidade a sua paixão, a dança na Escola Marie Lambert, mas como não seguia aos padrões de beleza da época, por ser bastante alta, magra e ter os pés grandes, a menina não se encaixava aos padrões da época que era: ser baixa, de olhos claros e ter muitas curvas, e, por esse motivo se viu obrigada a procurar outras ocupações como corista e modelo fotográfica.

Mais adiante estreou no mundo dos filmes, onde sua primeira atuação foi no documentário Dutch in Seven Lessons, depois viajou para a França onde começou a atuar como estrela de cinema, em vários filmes famosos ao longo de sua carreira como A princesa e o Pebleu, Guerra e Paz; Sabrina; Cinderela em Paris; Amor na Tarde; A Flor que não morreu; Uma cruz a beira do abismo; O passado não perdoa entre muitos que lhes rendeu prêmios, e indicações ao Oscar de melhor atriz.

Seu sucesso foi tanto que alguns de seus modelitos entraram para a história da moda, fazendo a cabeça de mulheres que queriam inovar. Um dos mais famosos é da personagem Holly Golithly, no filme “Bonequinha de Luxo”, o famoso vestido preto “tubinho” e colar de pérolas, que hoje é considerada uma peça coringa que pode ser usado em qualquer ocasião. Obra do estilista Givenchy que queria uma mulher como Audrey, ele dizia que a “atriz traduzia o ideal de elegância e glamour que ele queria para suas roupas. Era a mulher perfeita para vestir suas criações, sempre impecavelmente bem proporcionadas.”

Segundo um professor de História da Moda João Braga: “Ela difundiu um padrão de beleza, além de uma moda glamourosa, sofisticada. Ela representa uma época, o ‘Zeitgeist’, o espírito de um tempo”. Para quem não sabe Zeitgeist, é um termo alemão que significa o estilo de uma época. Que com certeza Audrey fugira.

Ainda no filme, “Bonequinha de Luxo”, Audrey estreou usando óculos escuros grandes os famosos wayfarers, aqueles que ainda hoje são acessórios fundamentais e muito usados por nós mulheres e homens também tanto que o modelo se tornou unissex.

Depois de tantos feitos e “descobertas” não podemos deixar de citar as peças que fizeram essa mulher importantíssima no mundo da moda, por isso, daremos falaremos de algumas peças que ela lançou.

Sabe aquela camisa branca clássica? Sim, ela mesma, você deve ter ouvido falar que Chanel foi a precursora da peça, que nada, a grande culpada desse clássico foi Audrey, que deu seu toque feminino e elegante à camisa, fazendo com que mulheres do mundo se inspirassem a usar, tanto que hoje, muitas aderem à camisa branca masculina para compor o look, outras peças e acessórios como Sapatilhas e a Calça Capri, fazem parte do histórico da atriz que contribuiu e muito para o mundo da Moda.

Depois de tantas contribuições para a história da moda, ela não parou por ai, em 1987 deu início ao seu mais importante trabalho, o de ajudar em causas humanitárias, entre elas o “United Nations Relief and Rehabitation Administration” (que deu origem à UNICEF).

É por essas e outras que Audrey conquistou e ainda conquista fãs de todas as gerações. Existem inúmeros artigos escritos sobre a atriz, filmes,
documentários e até livros, um deles é o International Cover Girl que juntou mais de 600 capas de revista com a atriz, sua vida e carreira. O texto
acompanha a evolução da imagem, estilo e influência de Hepburn no mundinho fashion. Além de um  Tumblr  que é recheado de informações sobre ela.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Atena, Cinema, Moda

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: