Anúncios

Piada sem graça

Daniela Shmayev 

 

O programa Pânico que foi ao ar no último domingo, 22, causou uma forte polêmica ao raspar ao vivo o cabelo da Panicat Babi Rossi. A “brincadeira” que teve alta repercussão desagradou muito o público.  O que acontece é que o limite e os pesos não foram avaliados quando a equipe planejou o quadro.

Para a nossa cultura, o cabelo é sinônimo de poder. A nossa sociedade cultua o cabelo, por isso que antigamente os juízes usavam enormes perucas nos tribunais. Além disso, estudos relatam que um candidato político em qualquer lugar do mundo tem menores chances de ser eleito se for careca. Enfim, o ato de raspar o cabelo na maior parte das vezes, e principalmente se tratando de mulheres, é associado com dor e humilhação, como no filme V de Vingança em que uma das cenas mais fortes é o momento em que a atriz Natalie Portman tem seu cabelo raspado.

Outro caso que teve muita repercussão nas redes sociais, foi o de diversos jovens muçulmanos que haviam comparecido à um concerto de rock. Pegos pela polícia, foram levados e tiveram seus cabelos raspados para uma chamada “purificação da alma”, para protegerem os valores da religião.

Mas, o ponto mais forte em que o quadro tocou foi uma das cenas mais características e fortes de uma das doenças que mais impactam os dias de hoje, o câncer, é a queda do cabelo, e não levou muito tempo para circularem nas redes fotos comparando os dois acontecimentos, enquanto o Pânico fez brincando, muitos fazem por não ter opção.

Um fato que poucas pessoas sabem é que ter que raspar o cabelo é algo tão forte em determinadas culturas, principalmente nos Estados Unidos, que existe um alto índice de mulheres que não tratam o câncer para não terem a perda de seus cabelos.

Assim, aqueles que sofreram com a doença ou que viram alguém que amam passar por isso sentiram tristeza ou se sentiram ofendidos pela “brincadeira” e não acharam a menor graça.

Anúncios

Tags:, , , ,

Categorias: Comportamento, Crônicas do Olimpo

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: