Anúncios

Mantenha a calma e continue

Por Thaís Teles

Produzida com o intuito de tranquilizar a população durante a Segunda Guerra Mundial, “Keep Calm and Carry On” tomou conta das redes sociais e tornou-se sucesso mais de 60 anos depois de sua produção.

Em 1939, quando a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para combater a Alemanhã, foi criado o Ministério das Informações britânico, que tinha como principal finalidade remeter à sociedade dados e fatos sobre o desempenho das tropas. Além disso, o novo ministério resolveu produzir propagandas com mensagens motivacionais, que deveria obedecer  um design padrão e cada slogan tinha a imagem da coroa do rei George VI estampada. Das três versões criadas, apenas aquela a terceira que dizia: “Fique calmo e siga em frente” (Keep calm and carry on), não foi distribuida.

Cerca de 2,5 milhões de cópias foram feitas e guardadas, caso ocorresse algum tipo de crise ou invasão. Com a vitória do bloco que incluía a Inglaterra, as imagens foram engavetadas e redescobertas anos mais tarde, em 2000, por funcionários do Barter Books, um sebo inglês. Mas o verdadeiro impulso foi dado com o advento das redes sociais e a criatividade explorada e  compartilhada pelos usuários.

          

Além do mundo virtual, camisetas, xícara, chaveiros e camisetas são estampados com frases que brincam com o propósito original da propaganda. Este movimento lúdico e histórico foi retratado por Temujin Doran no filme “The Story of Keep Calm and Carry On). Confira:

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

Categorias: Artemis, Ciência e Tecnologia, Internet

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: