Anúncios

O sexto sentido de Miguel Nicolelis

Por Thaís Teles

Sua arte não envolve pincéis ou algum utensílio específico. A beleza de seus conceitos e realizações está na apreciação humana e nas capacidades técnicas que nosso corpo consegue desenvolver a comando do cérebro.

A mente de Miguel Nicolelis é movida necessidade incosciente de explorar os mistérios de um dos principais órgãos humanos, responsável por regir todos os movimentos, sensações e manter tudo em perfeita sintonia. O neurocientista nascido em São Paulo foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na lendária revista Science e um dos nomes indicados ao Prêmio Nobel de Medicina. O pioneirismo do médico brasileiro está ligado à sua visão futurista de que corpo e mente podem atuar separadamente, um dos estudos mais complexos e inovadores tem o médico brasileiro à sua frente e trata-se do desenvolvimento de um equipamento capaz de fonercer a pacientes tetraplégicos a chance de recuperar movimentos e sua independência através de estímulos do pensamento.

Mais do que um grande avanço para medicina, o neurocientista brasileiro está prestes a dar respostas ao que para muitos estudiosos não passava de uma utopia: a possibilidade de  que a mente se liberte dos limites do corpo e controle estruturas externas apenas com a força dos sinais do cérebro. Os passos de um grande progresso e uma possível mudança de paradigmas podem ocorrer em grande estilo durante a Copa de 2014.  Miguel negocia com o governo federal a possibilidade de fazer algumas demosntrações do estudo no Brasil e que o primeiro pontapé da Copa de 2014, seja dado por um quadriplégico durante a abertura do evento.

Abaixo, o vídeo mostra o experimento feito com macacos, que moviam e sentiam objetos virtuais utilizando apenas a força da mente:

É inestimável o orgulho e o mundo de possibilidades que se aflora a partir de um sonho futurista de um brasileiro como Miguel, porém, triste saber que todas as pesquisas e laboratórios onde os estudos se desenvolvem não ficam em terras tropicais, pelo contrário, há mais de 20 anos Nicolelis lidera um dos principais grupos de pesquisa na Universidade Duke e é lá que recebe uma série de incentivos financeiros para der luz à novas realidades.  Apesar das limitações que levou o médico e mais uma gama de profissionais da área da saúde a deixarem o Brasil em busca de maiores desafios e possibilidades profissionais, o neurocientista voltou ao Brasil para fundar o Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN), que tem como finalidade “promover a realização e o crescimento da pesquisa científica de ponta que pode contribuir para o desenvolvimento educacional, social e econômico do Rio Grande do Norte e de toda região nordeste do Brasil. Por isso, todos os programas de pesquisa desenvolvidos no IINN-ELS estão vinculados em iniciativas sociais e educacionais que visam a assistir à população das cidades de Natal, Macaíba e circunvizinhanças”.  Para tanto, mais de mil crianças recebem orientações  e cursos que visam oferecem o ensino das ciências de modo a instigar o interesse e a descoberta de grandes talentos na área. A ideia não é apenas o despertar para um novo mundo, mas sim dar fundamentos para jovens a fim de darem continuidade à nova era medicinal em vigência, uma vez que o encontro entre tecnologia e saúde está cada vez mais entrelaçado e se projeta em novas possibilidades e descobertas, a chamada “indústria do cérebro”. O loca oferece ainda serviços voltados exclusivamente para as mulheres, que totaliza um grupo de 15 mil pacientes.

Até que ponto o ser humano pode chegar? Quais seus limites? Através de exemplos como Miguel, é impossível determinar o ponto final de uma história, uma vez que o homem se inventa e reinventa constantemente. No entanto, é melhor continuar em busca da resposta, pois a certeza pode ser uma arma alienante.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Categorias: Artemis, Ciência e Tecnologia

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: