Anúncios

Entenda sobre a lei que pode censurar a internet

Via InfoSite

Já imaginou não acessar suas redes sociais preferidas como o Facebook, Orkut ou Twitter? Ou então não poder assistir seus vídeos preferidos pelo YouTube? Pois é, isso pode acontecer e em breve!

Um projeto de lei poderá dar aos Estados Unidos e a empresas americanas, o direito de bloquearem sites ou qualquer conteúdo que tenha algum tipo de direitos autorais. O que pode tornar a internet em um local cheio de regras e inclusive, podendo acabar com alguns grandes sites que conhecemos.

Protestos online já estão sendo feitos, contando com a participação desses grandes sites e de internautas por todo o mundo.

A LEI

A S.O.P.A. (Stop Online Privacy Act), será votada neste mês de janeiro nos Estados Unidos. Em uma possível aprovação, vários sites (não só os mais desconhecidos) poderão nem existir mais. É o caso, principalmente, de sites que permitem o compartilhamento de conteúdo, como as redes sociais citadas no início deste artigo, provedores de e-mail e também o YouTube. Bloqueios como este, existem em países como China, Síria e Irã.

Esta lei também tem outras regras polêmicas, como a punição a usuários que publicarem determinados vídeos, por exemplo. Pelo projeto, um cidadão poderia receber uma pena de até cinco anos de prisão, por publicar um vídeo seu, cantando uma música sem ter os direitos autorais. Ou seja, processaria milhões de usuários não é mesmo?

 Confira um vídeo que explica mais sobre a SOPA:

PROTESTOS PELO MUNDO VIRTUAL

Nesta quarta, dia 18, vários sites pelo mundo devem fazer um “blackout” na internet. Seus serviços serão paralisados durante todo o dia como forma de protesto. O site de compartilhamento de links, Reddit, deixará apenas uma mensagem em sua página inicial, explicando sobre a lei e o porque são contra. Outros sites também devem aderir ao protesto, como o Wikipédia, que já anunciou o apagão por 24 horas, além das redes sociais Facebook e Twitter, o Google também poderá ficar fora do ar.

CASA BRANCA É CONTRA O PROJETO DE LEI

O presidente norte-americano Barack Obama e sua equipe se mostraram contrários à SOPA. Para a Casa Branca, a lei deve reduzir a liberdade de expressão e aumentar o risco de segurança cibernética, além de enfraquecer o poder de dinamismo e inovação da internet. Apesar disso, o governo reconhece que a pirataria é um problema sério e que deve ser combatido.

Clique e assine a petição online, organizada pela Avaaz.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Artemis, Internet

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: