Anúncios

Estado laico?

A discussão sobre o aborto no cenário da política é influenciado pela religião e pela religiosidade do povo. O aborto não é o único tema, tabu ou não, que tem suas resoluções e reflexões motivadas, baseadas ou minimamente influenciadas pela religiosidade, por um motivo bem óbvio, na verdade, muitas vezes tão óbvios que nem reparamos nisso… Esse é o povo brasileiro, nós somos assim.

Já repararam que na Câmara dos Deputados há um crucifixo? 

De acordo com o Censo 2010 do IBGE , o Brasil tem cerca de 130 milhões de católicos, 40 milhões de evangélicos, 3 milhões de espíritas e 12 milhões de pessoas sem religião. Sem falar naqueles que seguem outras crenças, como o judaismo, o islamismo, rastafari, umbanda, hinduísmo, entre outras.

Dessa forma, nos questionamos se um Estado pode mesmo se considerar laico. Pelo que eu observo aqui no Brasil, há um respeito grande à diversidade religiosa, mas sinto certo preconceito contra quem não tem religião ou declara abertamente não acreditar em Deus.

 

A religiosidade é um valor que é levado em consideração na hora de escolher a representação política. E quantas vezes o nome de Deus não vai parar lá no meio da briga eleitoral? E vocês se lembram do xabu que deram as declarações de FHC , que fizeram todo mundo acreditar que ele era ateu?! (quando, no programa do Boris Casoy, em 1985, Fernando Henrique se recusou a responder se ele acreditava ou não em Deus). Fora os trocentos vídeos sobre a Dilma Roussef e o aborto, falando que a mulher é o demônio e não acredita em Deus (porque defendeu a legalização do aborto – por questão de saúde pública).

É assim, na minha humilde opinião: os não religiosos/ ateus/ agnósticos e inclusive seguidores de religiões menos ortodóxas ou desconhecidas são discriminados e ninguém fala sobre isso, talvez porque não seja realmente muito importante pra quem é atingido por esse tipo de preconceito.  Mas para os políticos parece que pesa, afinal, há sempre que se mostrar uma boa imagem, a melhor imagem e essa, como num reality show da vida, não é aquela que expressa quem a pessoa realmente é, mas sim quem ela precisa ser pra vencer e chegar ao poder.

Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Comportamento, Política Nacional, Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: