Anúncios

O Haiti e seu parque industrial salvador

por Adriano Lira

Após um terremoto que devastou cidades e matou 300 mil pessoas,  o Haiti vai ganhar o seu primeiro parque industrial, que será construído em uma área no noroeste do país caribenho e terá um investimento de mais de 250 milhões de dólares.

O Parque Nacional Caracol terá 246 hectares e a previsão de início de suas atividades, segundo a Reuters, é em março – o que eu considero uma piada, pelo tamanho da obra. A empresa coreana Sae-A Trading Co Ltd, que fornece roupas para empresas do naipe de Wal-Mart e GAP,  já se comprometeu a contratar 20 mil funcionários.

Só de bater o olho na nota “padrão agência de notícias” da Reuters, insípida e objetiva como o jornalismo que tanto falam bem, eu já comecei a pensar: isso é um benefício aparente para o Haiti. Lembrei-me de que, aqui mesmo no Brasil, há parques industriais, zonas francas e um porrilhão de coisas assim – e continuamos com vários problemas…

Tudo bem que, em um país desgraçado que nem o Haiti, toda ajuda é bem-vinda, até porque nem emprego tem lá. Porém, óbvio, essa tal empresa coreana não é uma paladina da justiça e do bem-estar social. Ela só devia estar procurando um lugar onde as pessoas possam fazer roupas e mais roupas, ganhando um salário que não dê conta nem mesmo das necessidades mais básicas para um ser humano.

Como um cidadão brasileiro, que vem de um país cheio de indústrias e desenvolvimento incipiente, passei a assistir a esse tipo de ação empresarial com o pé atrás: quando a esmola é muita, é obrigação do santo desconfiar.

Ainda mais quando se trata do Haiti, o primeiro país do continente americano a se opor à colonização europeia, e que sofreu com embargos econômicos pesadíssimos das potências do século XVIII – embargos tomados por puro rancor, “já que esses afroamericanos abusados deveriam pagar por terem sido desrespeitado os gigantes europeus”. Da independência até hoje, nada foi feito – ditaduras, Papas e Baby Docs, terremotos, fome, desgraça… por que não ajudaram antes?

Para ler mais textos de Adriano Lira, acesse: http://vossainsolencia.wordpress.com

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Caixa de Pandora, Internacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: