Anúncios

Os resquícios após uma década

Via Rafael C. da Cunha

Parece que foi ontem, mas já se passaram dez anos dos ataques terroristas que abalaram os Estados Unidos e impressionaram todo o mundo. Aquele fato marcou o início do século 21 e mudou dali para frente toda a história.

As torres gêmeas do World Trade center são alvo dos atentados de 11 de setembro de 2001

Na manhã do dia 11 de setembro dois aviões atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Outros dois aviões se dirigiram à capital do país, Washington D.C., sendo que um deles atingiu o Pentágono e o outro caiu em uma área descampada da Pensilvânia.

E hoje? Que impactos os atentados causaram na população mundial? Um dos principais pontos que se pode observar é a questão do medo. Medo de ataques terroristas. Nos Estados Unidos isso é bem nítido. Após outros atentados ocorrerem no continente europeu, os países também passaram a conviver com esse sentimento negativo. Medidas como o reforço da segurança nos aeroportos é um exemplo que os EUA e a Europa tomaram para combater esse temor.

E é esse pânico dos países que levou, por exemplo, o governo americano declarar guerra contra o Afeganistão, em 2001, e contra o Iraque, em 2003. Vale ressaltar que a imagem do país também sofreu uma grande mudança. A política de promover guerras fez com que muitos condenassem essa atitude dos EUA. O pânico também aumentou o preconceito contra contra os povos de origem árabe, Ele passaram a ser “demonizados” em países ocidentais. Segundo uma pesquisa realizada no ano passado pelo instituto Gallup, 43% dos americanos disseram ter um certo preconceito em relação aos muçulmanos e 53% afirmaram ser desfavoráveis à fé islâmica.

O grande mentor

Osama bin-Laden, mentor dos ataque de 11 de setembro, se tornou após a tragédia, o homem mais procurado pelos Estados Unidos e consequentemente um dos mais odiados do ocidente. Com o argumento de caçá-lo, o governo americano invadiu o Afeganistão em outubro de 2001 iniciando a chamada guerra ao terror. Além de encontrar bin Laden, os soldados tinham como objetivo destruir a Al-Qaeda (organização fundamentalista) e tirar do poder afegão o Talibã (movimento fundamentalista islâmico que governava o país desde 1996). A tal guerra acabou em novembro, mas a busca pelo terrorista não.

Quase dez anos após o maior atentado terrorista da história, Osama bin-Laden foi achado e morto por tropas americanas. Isso ocorreu no dia 2 de maio deste ano, em uma operação que ainda se tem poucos detalhes.

Veja o vídeo com o anúncio da morte de bin-Laden:

Será que após a morte de Osama bin-Laden o medo do terrorismo vai passar? Os Estados Unidos e os outros países estariam preparados para um atentado de mesma magnitude que o ocorrido há dez anos? Essas são algumas questões que só o tempo e a história poderão responder.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias: EUA, Hermes, Internacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: