Anúncios

Vazamentos

O rompimento de um oleoduto da Royal Dutch Shell no Mar do Norte causou um derramamento de petróleo de acerca de 216 toneladas na semana passada.

Vários jornais noticiaram que a quantidade eqüivaleria a 130o barris e apresentaram a “defesa”da Shell, empresa responsável pelo vazamento. A elaboração do texto é muito semelhante nos veículos que eu verifiquei. Fontes? Zero, tudo cópia do famoso amigo “release” (comunicado oficial ou da assessoria de imprensa, ou seja, uma versão nem um pouco parcial).

O que deveriam analisar, em primeiro lugar, é o impacto ambiental e em segundo lugar, a (ir)responsabilidade da multinacional. Custa pelo menos, dar um “google” e dizer que o vazamento de petróleo prejudica a pesca? Que prejudica quem vive da pesca, por exemplo? Que prejudica um pai de família e sua sobrevivência? Como eles vão se sustentar sem o dinheiro da venda de frutos do mar? E as coitadas de umas espécies marinhas já em risco de extinção? E a água poluída? Como fica?

O jornalismo atual apenas repassa informações. Quando irão exercer sua função? É preciso esclarecer e mais, é preciso gritar às multidões e conscientizá-las de que estamos vivendo em tempos de crise ecológica. Se os jornalistas nem se dão ao trabalho de apurar os fatos, pelo menos nós como cidadãos temos – e temos mesmo – que começar a trabalhar para preservar a natureza que ainda nos resta. E não, meu querido, não é só diminuindo seu tempo no banhinho, reciclando latinha, salvando borboletinha. Chegou a hora, camarada, de salvar a nós mesmos como indivíduos isolados, e não o mundo. Uma pena que hoje em dia temos pensamentos que vazam aqui e ali, que se derramam, que se espalham, mas não constroem ou unem. Lembre-se disso em 2012.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Categorias: Metalinguagem, Os titãs de Gaia [Meio Ambiente]

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: