Anúncios

Bombarda

O feitiço explosivo de Jo

Juliane Freitas

J.K. Rowling começou a escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal em 1990. Foi seu primeiro livro. Nessa época, J.K. era apenas Joanne, uma jovem de 25 anos.

Durante os cinco anos seguintes, Joanne fez registros do que aconteceria com Harry Potter nos próximos livros, assim como a história de seu passado, e terminou sua primeira obra. O que ela não imaginava é que décadas depois, o menino que nascera em sua imaginação durante uma viagem de trem, saído da mesma King’s Cross em que Harry, Rony e Hermione embarcavam no Expresso Hogwarts e em que seus pais se conheceram, seria responsável por fazer dela e de seus livros um fenômeno mundial e a base para a franquia cinematográfica mais bem sucedida da história.


J.K Rowling tem hoje 45 anos, três filhos e uma fortuna de milhões de libras – segundo a Forbes, a autora ultrapassou 1 bilhão de dólares em 2004, sendo a primeira personalidade a alcançar marca através da literatura.   Mas sua renda não foi acumulada apenas com as vendas de livros, mas com direitos autorais por uma marca que cresceu com os filmes (os quais ela acompanhou e supervisionou pessoalmente), brinquedos, produtos variados, adaptações para o teatro e até um parque de diversões em Orlando, na Flórida.

Mais do que isso, suas histórias já foram lidas e assistidas por bilhões de pessoas, de todos os cantos do planeta.

Nos anos 90, J.K. conquistou o sucesso e encabeçou as paradas de vendas de livros na Inglaterra e nos Estados Unidos. Os primeiros livros, voltados para o público infanto-juvenil, ficaram entre os mais vendidos também entre os adultos.

Em 1999, à época do lançamento de” Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban”, os três livros ocuparam o Top 3 norte-americano, segundo o site oficial da autora.

A partir de 2001, um fenômeno ainda mais estrondoso que sua obra literária nascia e crescia. Nesse ano, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” era lançado nos cinemas. O filme só fica atrás de “Relíquias da Morte Parte 1” em número de arrecadação em bilheteria. Foram US$ 974 milhões, a nona maior bilheteria da história.

Os quatro livros que se seguiram foram escritos depois do lançamento nas telonas. A partir de então, Harry já surgia no imaginário dos leitores com a aparência, voz e um pouco da personalidade de Daniel Radcliffe.

J.K. ganhou fama, prestígio e vários títulos internacionais. A ex professora de francês foi condecorada como mestre por diversas universidades da Inglaterra, como  a Exeter University, onde se formou, e Harvard. Ela também foi nomeada Lady pela rainha Elizabeth II.

Há ainda hoje quem duvide da qualidade literária de sua obra, mas ninguém pode negar que J.K. Rowling é uma das mulheres mais influentes dessa geração.

Joanne participou,  junto com os atores dos filmes, do crescimento de bilhares de jovens, de várias crenças.  Seus livros, repletos de referências contemporâneas e históricas, em uma adaptação mística do mundo real, dos sonhos e sentimentos humanos, revelam toda sensibilidade de uma mulher vista por muitos como um gênio.

A autora revelou-se frágil em um documentário exibido como um dos extras de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Nele, J.K. conta que foram as histórias fantásticas do bruxinho que a libertaram de uma depressão profunda, após a morte de sua mãe em dezembro de 1990, aos 45 anos, vítima de esclerose múltipla. A turbulência em sua vida pessoal e acontecimentos de sua infância e adolescência também são constantes em Harry Potter.

A perda precoce de sua mãe e seu exílio em Portugal tornaram a relação de Harry com seus pais ainda mais profunda.

Pessoas que ela conheceu e não gostava viraram vilões – mas ela não revela quem – uma cicatriz de sua irmã virou a marca de seu principal personagem e ele mesmo,  Harry Potter,  teve seu nome inspirado em uma dupla de irmãos que viviam perto de sua casa na infância. Seus avôes, Stanley Volant e Ernest Rowland, são homenageados como os condutores do noitebus em “Prisioneiro de Azkaban”.

A escritora viveu seus primeiros anos em uma cidade pequena do Reino Unido, Winterbourn.  Morava com seus pais, que se casaram muito jovens, e uma irmã mais nova, Dianne, a quem chama carinhosa de Di. Ela era, quando não estavam brigando, sua melhor amiga.

Di era irmã caçula de J.K.. A autora é a da direita.

Quando tinha nove anos, mudou-se para uma cidade maior, Tutshill, em Chepstow. Nessa mesma época, sua vó preferida, Kathleen, morreu. (Joanne Rowling adotou o nome só mais velha, quando a editora que lançou seus livros pediu que criasse uma abreviação para não espantar os garotos com um nome feminino).

Nessa cidade, descobriu a liberdade em um Ford Anglia turquesa e branco (lembra alguma coisa?), que a inspirou em “Harry Potter e a Câmara Secreta”. O dono do carro, um amigo que conheceu na escola, Sean Harris, ganhou dedicatória no livro (“Para Sean P. F. Harris, motorista do carro de fuga e amigo dos dias tempestuosos”) e, segundo a autobiografia em seu site, foi o primeiro a acreditar em seu futuro como escritora.

Hoje, J.K. é autora de dez livros. Além da saga de Harry Potter, a escritores criou mais três obras relacionadas à série:  “Quadribol através dos Séculos”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e,  seu último lançamento,  “Os contos de Beedle, o Bardo”, de 2008.

Atualmente, ela se prepara para lançar o site Pottermore. O conteúdo ainda é um mistério, mas no vídeo de abertura, ela fala em uma forma interativa de recriar a mágica de Potter. Rumores dizem que ela também estaria escrevendo um novo livro.

O futuro dessa escritora não se sabe. Sabe-se, no entanto, que J.K. Rowling deixa, este ano, órfãos bilhares de fãs que foram enfeitiçados por suas histórias.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Categorias: Atena, Cinema, Especial, Literatura, Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: