Anúncios

A história do Rock

O Rock surgiu ainda no final da década de 40, nos subúrbios dos Estados Unidos. O estilo surgiu através de três gêneros musicais: blues, country e jazz. Já na década de 50 o rock se espalhou pelo mundo, tornando-se mais do que um sucesso musical, mas também influenciando nos estilos de vida, moda, atitude e linguagem das pessoas. 

Em 5 de julho de 1954, surgia o “rockabilly”, uma das primeiras formas de rock and roll, através de uma canção de blues chamada “That’s All Right, Mama” cantado de forma improvisada por Élvis Presley. O “Rei do Rock” estrelou 33 filmes de sucesso, fez história com suas aparições na televisão e especiais, e foi muito aclamado por suas apresentações que frequentemente quebravam recordes, suas turnês e em Las Vegas. Globalmente, ele já vendeu mais de um bilhão de discos, mais do que qualquer outro artista. Suas vendas Americanas o garantiraram prêmios de ouro, platina e multi-platina por seus 149 álbuns e singles, muito mais do que qualquer outro artista. Entre seus muitos prêmios estão 14 indicações ao Grammy (3 prêmios) da National Academy of Recording Arts & Sciences, o prêmio Grammy por sua obra, que recebeu aos 36 anos, e a nomeação como um dos 10 Jovens Homens Mais Prominentes da Nação em 1970 nos EUA.

O rock ganhou uma forma mais “agressiva” diante da sociedade, nos anos 60. Movimentos anti-guerras e o crescimento das drogas originaram os pensamentos da época. Neste período surgiu o lema “Sexo, Drogas e Rock’n’Roll”, além de bandas de enorme sucesso como Beatles e Rolling Stones.

Uma segunda leva de bandas de rock britânicas e americanos se tornaram muito populares a partir da década de 70. O Heavy Metal e o Punk Rock ganhavam muita força, se consolidando ainda mais nos anos 80.

FESTIVAL DE WOODSTOCK

O Festival de Woodstock foi o mais importante festival de rock and roll de sua época. Realizado em agosto de 1969, numa fazenda em Bethel, Nova Iorque, e reuniu num final de semana mais de 400 mil pessoas, num espaço originalmente montado para receber 50 mil.

Marco do movimento da contracultura, naquela ocasião, promoveu grande polêmica, pelos propósitos levantados: os ideais paz e amor, defendendo o sexo livre e condenando a Guerra do Vietnã. Um protesto contra uma sociedade americana infestada pelo desejo de controle.

Foi o auge da era hippy.

Em 1989, duas décadas após o Festival, uma segunda versão de Woodstock chegou a ser planejada por Joel Rosenman e John Roberts. Contudo, disputas por direitos autorais acabaram inviabilizando o evento. Somente em 1994, para comemorar 25 anos do superevento, 250 mil pessoas se reuniram no Woodstock 94, em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólares para ouvir quarenta grupos de rock. A terceira edição ocorreu em 1999, registrando altos índices de violência. Foi última tentativa, fracassada, de reviver o mito de “paz e amor” do Woodstock original. Os ideais originais foram vencidos pelo vil metal.

Assim como o Festival de Woodstock, outros grandes eventos existiram na busca de unir o mundo através da música. Um deles é o Rock In Rio (que vai estar no especial de quinta) realizados no Brasil, Espanha e em Portugal.

Abaixo um vídeo da música “Soul Sacrifice”, tocada por Santana no festival:

A década de 90 foi de um enorme destaque as bandas de hard rock. Discos da banda Guns N’Roses não duravam nem 24 horas nas lojas. Nessa época surgiu o “grunge”, estilo que tem como característica letras relacionadas com a depressão e a angústia.

Atualmente, o rock tem perdido espaço para o Pop. Muitos dizem que o verdadeiro rock acabou. Como vimos, o gênero mudou muito conforme os anos, mas certamente continua influenciando os estilos das pessoas.

Fontes de pesquisa: Vagalume, Wikipédia, JB Blog, Abril e Brasil Escola

Gostou do post? Clique aqui e confira o trabalho da galera do Info Site.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , ,

Categorias: Atena, Música

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: