Anúncios

O código da moda em outros países

por Joice Melo

Você já se deparou  com alguma pessoa com vestimentas totalmente diferentes da sua em outro país? Já se sentiu constrangido em um aeroporto por estar de maneira, não “correspondente” às outras pessoas ou ao seu lugar de destino?  Que tal se informar um pouco sobre Dress Code em viagens? 

A primeira coisa a se fazer antes da tão sonha viagem é preparar as malas. Muitas pessoas têm dificuldades ou dúvidas de como isso pode ser feito. Não basta somente se preparar comprando as passagens ou ficar alerta com o check-in. É necessário tentar conhecer um pouco mais da cultura e costumes do País ou Estado que irá visitar.

Antes de nos deparamos com hábitos e culturas diferentes da nossa, temos de conhecer (ou tentar) saber um pouco mais sobre ela.

No Rio de Janeiro, por exemplo, não existe problema andar nas calçadas com shorts ou biquíni, porque isso já faz parte de sua cultura, pois como sabemos é uma Cidade totalmente “praiana”.

Já o Egito, Marrocos, as mulheres andam totalmente cobertas (dos pés a cabeça), e por isso não seria aconselhável (por mais que o clima seja muito quente) chegar com peças curtas e justas.

Esses são somente alguns dos muitos exemplos referentes à maneira de se vestir ao visitar um lugar, isso é válido também em festas, passeios e etc. Existem hoje sites que disponibilizam um “tira dúvidas”, de pessoas que não sabem como agir em sua 1ª viagem de avião ou a uma visita ao aeroporto, podendo assim viajar mais tranqüilos.

Algumas normas são super importantes na hora de arrumar a bagagem e que a maioria das companhias aéreas fazem questão de fiscalizar.

Para a Bagagem Despachada, é necessário haver um limite de peso (estipulado pelas companhias):

  • Cuidado ao levar objetos de valor, isso pode atrair a roubos e perdas.
  • Se, faz uso de algum medicamento, não o deixe na mala, leve-o junto com você.
  • Identifique sua mala, coloque um adesivo ou algo do tipo, com seus dados pessoais.
  • Se for utilizar cadeado, somente o modelo TSA é aprovado pela Alfândega dos EUA.

Para a Bagagem de Mão, existem alguns objetos imprescindíveis quando for organizá-la:

  •  Objetos que usa com freqüência como, documentos pessoais, celular, máquina fotográfica.
  • Produtos de uso pessoal, escova de dente, creme dental e etc.

Focamos em experiências reais, e entrevistamos 2 pessoas que viajam o suficiente para nos dar algumas dicas e compartilhar experiências durante sua viagem, referente a Dress Code, bagagem e outros assuntos.

Aline Amaral, 24 anos, assistente pedagógica / historiadora.

Viajou para Buenos Aires /Perú (Lima,Cuzco e Machu Picchu).

Em 2009 viajei pra Buenos Aires e tive que passar a noite no aeroporto. Tomei cuidado ao escolher peças confortáveis e neutras, além de carregar sempre uma Pashimina para eventuais mudanças climáticas, e também porque é sempre bom para driblar o friozinho do avião. Além disso, viajo sempre de tênis. Já aconteceu de ter que correr para o portão deembarque, então nada melhor do que estar confortável!

Quanto à Cultura

A primeira coisa que eu faço é tentar me informar sobre o clima. Viajei para o Peru (Lima, Cuzco e Machu Picchu) no mês passado e estava bem friozinho, então levei 2 casacos-chave (1 preto e um cinza), uma jaqueta de couro, e muitos vestidos, leggings e jeans. Adoro levar vestidos nas viagens. Para não passar frio e variar um pouco, levei meias-calças coloridas, lenços, um Oxford nude, bota e all star para bater perna. Deu super certo.

Diego Lima, 24 anos, Trainee. Ao contrário da Aline, a maioria de suas viagens são nacionais, e vai nos contar sua última experiência.

Viajou para: Inajá – Paraná, Belém – Pará, Santarém – Pará, Óbidos – Pará, Oriximiná – Pará, São Luís – Maranhão, Imperatriz – Maranhão, Buenos Aires – Argentina, Auckland – Nova Zelândia

Foto: Auckland - Nova Zelândia

A minha última viagem foi a trabalho para a Nova Zelândia, e no aeroporto (na polícia federal de lá) eu tive de falar o que estava indo fazer, o porque e quanto tempo ia ficar, como eu estava indo a trabalho e ia ficar só um dia, e assim que saísse do aeroporto já iria encontrar o pessoal da empresa, logo eu precisava estar com roupas de trabalho, estão tive de ir de social, o que me ajudou a reforçar o argumento de que estava indo a trabalho, outra coisa foi a bagagem, eu ia ficar horas na cidade, então não tinha necessidade de malas, pois nem ia dormir lá. Já quando fui fazer uma outra viagem, essa de barco de Santarém para Óbidos, eu fui de social, e foi horrível, pois eu tinha de viver os hábitos locais, as pessoas dormem em redes nos barcos, agora pensa eu de social deitado em uma rede em um barco por 12 horas.

Referente à Cultura do Lugar de Destino Diego, diz:

Algo que faço que me ajuda a arrumar a bagagem e a me vestir é primeiro entender o propósito da minha viagem, e desenhar na minha mente as possíveis coisas que podem me ocorrer no caminho, com quem terei de falar, quanto tempo vou ficar, qual a temperatura local do lugar, assim tenho um norte em como devo proceder na minha preparação na viagem. Em São Paulo é normal usar All Star, mas em Salt Lake City nos EUA, são “maloqueiros” e operários que usam esse tênis.

Segundo os relatos, podemos listar o que seria necessário levar na bagagem.

  1.  Peças que possam ser facilmente combinadas, lavadas e passadas.
  2.  Leve roupas que verdadeiramente irá utilizar, afinal sempre voltamos com uma peça a mais.
  3.  Carregue somente um casaco, e evite usar sobreposições, para evitar o desconforto em ambientes fechados.
  4.  Evite roupas que soltem tinta, bordadas, e que amarrotem facilmente.
  5. Tecidos de Seda, Linho, Cetim ou que exija mais cuidados não são aconselháveis levar, pois necessitam de uso constante do ferro de passar roupas.

É muito comum vermos pessoas de mais variados estilos e culturas em aeroportos. Não importa se vai viajar pra longe ou perto o importante é respeitar estilos alheios, culturas, se sentir confortável e usar roupas que lhe caiam bem e causem boa impressão e sempre com um casaco a mão.

Boa Viagem!

Anúncios

Tags:, , , , , , , , ,

Categorias: Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: