Anúncios

Era uma vez…

Érica Perazza

Há algum tempo, quando não havia tecnologia 3D, som digital e efeitos especiais de impressionar qualquer um, os estúdios Disney produziam seus desenhos à mão. Para tanto, eram escolhidas modelos vivos para recriar passos e traços dos personagens de forma mais realista possível.

Marge Champion tinha apenas 14 anos na época quando se tornou a inspiração para Branca de Neve.  Ela aprendera a dançar desde pequena, o que foi essencial para o “papel” de Branca de Neve e dar vida aos seus passos graciosos. Marge também atuou como modelo em outras animações Disney, inclusive a Fada Azul em Pinóquio e a Hipopótamo Bailarina de Fantasia.

Já Margaret Kerry divertiu-se sendo Sininho para o longa-metragem de Peter Pan. Ela passou seis meses nos estúdios Disney imitando gestos de fadas e expressões faciais em meio a objetos e móveis gigantes.

Cinderela, a Princesa Aurora, de A Bela Adormecida, Anita, de 101 Dálmatas possuem o encanto real de Helene Stanley.  Abaixo, você pode assistir ao vídeo em que Helene está dançando e os desenhistas estão copiando cada gesto.

Eleanor Audley foi a grande musa do animador Frank Thomas.  A atriz dava voz e feições à madrasta de Cinderela, uma das maiores vilãs dos Contos de Fadas do mundo Disney. Para Thomas, a malvada Sra. Tremaine deveria ser tão real na mente dos espectadores quanto a forma com que era contada a trama de Cinderela. Com o sucesso, Eleanor foi chamada para o papel da bruxa Malévola, de A Bela Adormecida. Ela inclusive usava fantasias para os animadores rasbicarem todos os seus movimentos vilanescos. Mais tarde, a atriz teve que deixar de incorporar a bruxa devido a uma turbeculose.

Para “interpretar” a bruxa de Branca de Neve, os animadores adotaram um ator, Don Brodie. Já o ator Eddie Collins serviu de referência para a criação do desenho do anão, Dunga. Com a morte de Collins durante a produção, Mel Blanc o substituiu.  Blanc particpou da composição  de outros personagens além da Disney como Hanna-Barbera e Warne Bros.

Don Brodie encarna a bruxa de Branca de Neve

A seguir, confira o vídeo de como eram feitos os desenhos Disney e a galeria de fotos das atrizes.

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categorias: Cinema, Curiosidades

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Era uma vez…”

  1. Priscilla Nunes
    19 de abril de 2012 às 17:40 #

    Ok, mas… Estúdios como a Pixar por exemplo nunca deixaram de utilizar essa parte do processo, muito pelo contrário – mesmo com toda tecnologia 3D, sons digitais e efeitos especiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: