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Dicas para uma boa noite de sono


Por Marjorie Okuyama

Já foi comprovado pela Organização Mundial da Saúde que cerca de 40% da população mundial apresenta algum distúrbio do sono. Apenas no Brasil, quase metade da população brasileira (aproximadamente 43%), sofre de algum tipo de insônia. E engana-se quem recorre somente aos medicamentos de tarja preta como única opção para uma ótima noite de sono. Ao invés de nos tornarmos hipocondríacos, existem outros meios simples e fáceis que podem ser praticados antes de dormir.

Sugestões simples para uma noite de sono tranqüila longe de preocupações

– Antes de se jogar com tudo na cama após um longo dia de trabalho, tome um banho morno e procure relaxar antes de se deitar.

– Muitas pessoas gostam de deixar a TV ligada até pegar no sono, porém estudos apontam que a luz do aparelho diminui a liberação de melatonina, hormônio responsável pelo sono, no nosso organismo. Ainda mais se você não colocar no modo “sleep”, além de dormir mal você ainda gastará energia!

– Tomar uma xícara de chá também ajuda na qualidade do sono, mas é preciso escolher as ervas. Para evitar um sono intranquilo e superficial, dispense chá verde ou preto que são ricos em cafeína e prefira chás de camomila ou erva cidreira.

– No jantar procure fazer uma refeição mais leve para não dificultar a digestão. Aproveite o inverno e o tempo frio para tomar muitas sopas e caldinhos. Também é aconselhável não se deitar logo após a refeição para não causar refluxo gástrico (azia).

– Beber um copo de leite morno ajuda a relaxar antes de dormir. Este alimento possui a substância, triptofano, associada ao relaxamento.

– O álcool deve ser evitado, pois contem substâncias que podem comprometer a respiração fazendo o indivíduo despertar muitas vezes durante a noite.

– Algumas pessoas necessitam de 4 a 5 horas de sono por noite, outras de 10 a 12, mas a grande maioria necessita dormir de 7 a 8 horas. Por mais que seja difícil dormir este tempo, é o necessário para manter uma vida saudável. Dormir pouco pode causar diabetes, obesidade, estresse, disfunção erétil, entre outras complicações.

 Exercícios

Antes de iniciar os exercícios de relaxamento para dormir bem, coloque uma música relaxante e concentre-se na sua respiração.

-Depois mexa o pé direito para a direita, oito vezes e depois para a esquerda. Repita o mesmo movimento com o outro pé.

-Faça o mesmo exercício com as mãos, oito vezes cada uma.

-Alongue os braços acima da cabeça, o máximo que conseguir. Depois relaxe. Repita o movimento quatro vezes e depois faça o mesmo exercício com as pernas.

Estas técnicas simples de relaxamento junto com as dicas dadas anteriormente ajudam a relaxar o corpo e a mente para termos uma noite de sono tranqüila e sem preocupações.

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