Anúncios

Eco Moda

O futuro e a ecologia estão na moda, então nada melhor que a moda acompanhar a onda do ecologicamente correto

Por Joice Melo

Com todos os desastres “naturais” que vêem ocorrendo, tentamos encontrar respostas para a seguinte pergunta: “o que vamos fazer?”, bem devemos todos tentar fazer nossa parte, cada pessoa e setor podem contribuir. Como? Sendo ecologicamente correto.

Talvez isso não acabe com os problemas que a terra está passando, mas ajuda!

E uma das indústrias que muitos de nós pensamos que seria impossível contribuir com o planeta e que está contribuindo e bastante, é a indústria da Moda.

Há alguns anos seria praticamente impossível unir a Moda e a Ecologia, porque a matéria prima utilizada para a fabricação das roupas era de uso impróprio e totalmente desleal à natureza, como péle de animais ou a constante idéia de que moda não se recicla, se troca.

Mas de alguns tempos pra cá esses pensamentos e ações estão se “reciclando”, por isso algumas empresas que trabalham com moda, estilistas famosos e até personalidades aderiram à idéia VAMOS SALVAR O PLANETA, e começaram a criar peças que deixam o meio ambiente respirar.

Um exemplo bastante claro disso foi a 22ª edição do São Paulo Fashion Week, em que utilizaram no pavilhão da Bienal muito papelão, e quem passeava via somente papéis de parede (branco) com alguns pontos de cor.

Também algumas empresas começaram a criar bolsas ecologicamente corretas as ECO BAGS e as ECO YES WE CAN (que vem com frases de conscientização da vida do planeta) e usam fibras de bananeira, tecido de fibras de garrafa PET, couro vegetal, fora que em todas as bolsas tem com uma etiqueta e um número (único), informando o nome da árvore que a pessoa que comprou a bolsa “plantou” ao adquiri – lá. Alguns estilistas como Martin Margiela, que há 20 anos utiliza material reciclável para criar suas novas coleções. Outros como a marca de Tênis européia Veja que utiliza matéria prima brasileira para a fabricação do tênis.

Algumas associações brasileiras como os dos Seringueiros da Amazônia extraem borracha para o solado, as cooperativas do Nordeste produzem o algodão orgânico fora que a montagem do material gera empregos na periferia de Porto Alegre.

Se formos listar aqui mais contribuições que a Moda faz ao meio ambiente seria impossível.

O mais importante é que todos se conscientizem a cuidar do Planeta. E que o paradigma de que na moda não existe reciclagem de peças, seja apagado do dicionário fashion.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Revista Pandora | Joice Melo - 4 de agosto de 2011

    […] Eco Moda […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: