Anúncios

Como manter uma boa higiene bucal

por Marjorie Okuyama

“Eu tenho pavor de ir ao dentista!” Esta é uma frase freqüente dos “traumatizados”. Porém, mantendo uma higiene bucal adequada é possível evitar sofrimento, economizar com idas ao dentista e não precisar ficar ouvindo aquela maquininha de limpeza ou a música chata do consultório. E têm mais: pesquisas apontam que um sorriso atraente faz uma pessoa parecer mais inteligente, atraente e muito mais interessante. Vale lembrar que para ter dentes brancos e saudáveis a primeira atitude depende de você e deve começar ainda quando se usa fraldas.

Passo a passo
Não adianta escovar os dentes cinco vezes ao dia se não for feita de maneira correta. Primeiramente, é fundamental trocar sua escova de dente a cada 3 meses ou quando você perceber que ela está ficando desgastada. Poucos sabem, mas é necessária a troca após uma gripe para diminuir o risco de nova infecção pelos germes que permanecem nas cerdas. Para uma boa escovação, dentistas recomendam escovas com cabeças menores, pois alcançam melhor todas as regiões da boca até as mais difíceis de higienizar. Hoje existe grande variedade de escovas e cremes dentais feitos para combater cáries, gengivite, tártaro, sensibilidade e manchas, escolha qual o mais adequado para que sua escovação seja feita corretamente. Segue abaixo, dicas de como fazer uma boa higienização bucal:

Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

· Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

· Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

· Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

· Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Além de uma boa escovação, o fio dental é importantíssimo para remover a placa bacteriana e os restos de alimento das áreas onde a escova não alcança, evitando assim o aparecimento de cáries e doenças gengivais. (Dica: se ao escovar os dentes ou passar o fio dental, a gengiva começar a sangrar fique atento, isso pode indicar: higiene bucal inadequada, prótese mal adaptada, trauma por corpo estranho ou trauma por excesso de material restaurador).

É preciso ficar atento também ao enxaguante bucal. Cientistas afirmam possuir evidências suficientes de que este produto com álcool pode causar câncer de boca. Muitos contêm uma concentração maior de álcool do que algumas bebidas, como cerveja e vinho. Por isso verifique com o dentista qual é o enxaguante ideal e sem álcool.

Além do hábito da escovação correta, o flúor, mineral natural que combina com o esmalte dos dentes fortalecendo-os, é uma das melhores maneiras de evitar cáries. Marque com seu dentista limpezas periódicas para manter seus dentes saudáveis.

Prevenção
Tratando-se de saúde, a prevenção sempre será a melhor forma de evitar problemas futuros. Cuidados básicos da higiene bucal podem ser feitos todos os dias evitando cáries, gengivites e outras doenças.

Por isso, quando chegar da faculdade, balada ou do trabalho não vá para cama sem uma boa escovação ou germes e bactérias farão a festa. Fique atento!

 

 

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: