Anúncios

P r e f á c i o

Mário de Andrade publicou a obra “Macunaíma”, um anti-herói sem caráter algum, que retratava o povo brasileiro.

Podemos dizer que a sociedade é, sem dúvida nenhuma, preguiçosa, acomodada e passiva. Afinal, quantas vezes nós não reclamamos dos impostos, da educação, da condição dos transportes e hospitais, da corrupção na política, etc etc, e continuamos sentados sem tomar uma atitude qualquer?

Incansavelmente, em conversas de bar e elevador, comentamos os absurdos cosmopolitas. “Quanta gente sem educação, sem moral e completamente egoísta que existe! Culpa do capitalismo!”, “Olha lá, lavando a calçada de novo. Que falta de vergonha na cara!”

Olhar para nosso próprio umbigo… não olhamos. Ah, adoramos falar poucas e boas e discursos reacionários por aí que alimentam nosso desejo infantil de querer mudar o mundo. Mas levantar para realmente fazer alguma coisa, qualquer coisa, não fazemos. Sintonizamos o canal hipocrisia na rede de nosso cérebro ou apenas desligamos a nossa vontade.

Ir para a balada, shopping é mais “seguro”, “confortável”, “conveniente” do que ir para a rua reivindicar pelos nossos direitos. Muito melhor do que apanhar dos policiais ou se frustrar com os casos que não dão em nada, só ‘pizza’.

Brasileiro é preguiçoso, é sim. Todavia, é muito mais fácil falarmos mal de nós mesmos, do que nos valorizarmos. Afinal, quem acorda tão cedo, pega o ônibus lotado e fedido para trabalhar a uma distância de três horas de casa pra receber uma miséria? Brasileiro é raçudo, tem força de vontade, acredita, tem fé, guarda esperança. O que falta é um pequeno empurrãozinho. E é por isso que a Equipe Pandora, ao invés de ficar falando dos inúmeros problemas que persistem, criou um manual prático de como podemos salvar o mundo com pequenas atitudes no dia a dia.

Não podemos solucionar e resolver todos os problemas. Mas podemos sim simplificar a vida e com isso, melhorar o convívio na sociedade, a situação do meio-ambiente e aos poucos, o planeta.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Especial

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. P A N D O R A - 26 de março de 2011

    […] p r e f á c i o >> […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: