Anúncios

Seja politicamente correto

por Juliane Freitas

Duvido muito que você, caro leitor, nunca tenha se perguntado por que o mundo é como é. “Tanta babaquice, tanta caretice e essa eterna falta do que falar”, como diria Cazuza. Anime-se, pois nem tudo está perdido. E tem mais, a mudança começa por você.

Se você ainda está se lamentando porque o Tiririca foi eleito ou porque a Dilma foi fazer omelete na Ana Maria Braga, relaxe. Isso, de fato, é irreversível. Mas há maneiras bem plausíveis de transformar ou melhorar a política do nosso país. Só que para isso não adianta ficar reclamando, pois numa dita democracia não é apenas o voto que a gente digita na urna que conta. É nosso papel como cidadãos supervisionar e agir contra as injustiças do nosso governo.

  1. Vote consciente: estude os candidatos, os partidos, as propostas, antes das eleições. Horário político é chato, mas um importante ponto de partida para uma pesquisa.
  2.  Conheça as estruturas do governo. Saber quais são as funções de cada cargo vai te ajudar a entender melhor o seu país.
  3.  Supervisione. Há diversos meios de saber o que está acontecendo nas esferas governamentais. Acompanhe os noticiários, os sites oficiais – procure nos serviços de busca online de acordo com sua região – e os projetos de lei que vão interferir na sua vida.
  4.  Quando estiver insatisfeito, reclame, pressione. Você sabia que pode ligar para o vereador responsável pela localidade em que você vive? A única maneira de eles saberem quais são as necessidades do povo é mantendo contato.
  5.  Acredite na força popular. Mire-se no exemplo de grandes movimentos. Se você está insatisfeito com o aumento das tarifas de ônibus da sua cidade, por exemplo, junte-se ao MPL (Movimento Passe Livre) e participe das passeatas. Faça barulho. Hoje em dia há diversos sites bacanas para acompanhar também na internet, como o Petition Online e o Avaaz.
  6.  Dê o exemplo. Sabe aquele ditado “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”?. Apague-o da sua memória. Tudo o que acontece à nossa volta é reflexo dos nossos hábitos.
  7.  Acredite. Pode parecer clichê, mas a mudança começa por você, então faça a sua parte.
Anúncios

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: