Anúncios

Consumir sem desperdiçar

por Juliane Freitas

No ano de 2010 a inflação brasileira subiu 5, 9%, segundo o IBGE. Um índice alto, o maior em seis anos, que se deveu ao aumento dos preços dos produtos, principalmente os alimentos, tornando ainda mais cara a vida da população.

Como algumas coisas não podem ser simplesmente cortadas do orçamento das famílias, como o feijão nosso de cada dia, que foi um dos itens com maior aumento de preço, deixamos algumas dicas para economizar e continuar vivendo bem. 

1 – Consuma menos. Antes de tudo, é preciso ser consciente. Sem moralismos, fazer compras pode ser muito prazeroso e todo mundo gosta de umas regalias. Mas não saia por aí gastando tudo o que você tem, mais o que você não tem. Depois de um tempo, aquela sensação deliciosa gerada pelo consumo se transformará num bicho-papão a que chamamos de dívidas e no fim você irá perceber que grande parte do que você acumulou no passar dos anos não teve e jamais terá utilidade. 

2 – Pesquise preços. Essa é uma tarefa monótona e bem chata, mas existem recursos que facilitam o nosso trabalho, como as lojas na internet. Dê uma boa procurada na rede antes de comprar um produto. Nunca compre algo no primeiro lugar que você viu. Seja paciente e espere as melhores condições para isso.

3 – Liste seus gastos. Separe um caderno ou faça uma planilha no computador com tudo o que você recebe e gasta durante o mês. Vai ficar bem mais fácil de visualizar e controlar sua movimentação financeira.

 4 – Reutilize e economize. Cuidado com o desperdício. Há várias coisas que não precisamos jogar fora. Quando for comprar material escolar, por exemplo, procure na sua casa por lápis e cadernos perdidos. Você com certeza achará e assim evitará um gasto desnecessário. Isso vale para diversas coisas.

 5 – Não compre muita comida de uma vez. Produtos perecíveis estragam muito rápido, então é melhor comprar aos poucos. E quando sentir que frutas estão passando do ponto ou o pão está ficando seco, faça doces e torradas e surpreenda. Cascas e talos de vegetais também dão ótimas receitas.

6 – Poupe. Faça uma poupança no banco, mesmo que pequena, para ir guardando suas economias. Você nem vai perceber, mas os resultados ao longo prazo serão positivos. Cofrinho de porquinho também vale.

7 – Divirta-se. Não se prive do lazer por causa de dinheiro. Não adianta se matar de tanto trabalhar pra ter uma vida melhor e não conseguir usufruir desse esforço. Existem várias alternativas baratas e realmente vantajosas para uma boa diversão. Dê uma olhada nos serviços de compras coletivas e nas agendas culturais da sua cidade. E você ainda pode economizar mais rachando a gasolina ou a conta de um restaurante mais caro saindo em um grupo maior de amigos.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: A Mão de Midas

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: