Anúncios

Como prevenir doenças com simples ações

por Marjorie Okuyama

Existem inúmeras doenças que podemos evitar com simples ações começando pela nossa casa. Não precisamos esperar que o agente de saúde bata na nossa porta para tomar alguma atitude em relação à dengue ou esperar sinais de mofo aparecer nas paredes para fazermos algo.  Abaixo, seguem alguma dicas úteis  para todos se prevenirem contra inúmeras doenças.

  •  Limpar a caixa d’água é uma obrigação doméstica para evitar inúmeras doenças como: diarréia, esquistossomose, leptospirose, micoses, malária, febre, cólera, tripanossomíase e outras verminoses. No Brasil, doenças provocadas por consumo de água contaminada é uma das principais causas de morte. Para evitar problemas maiores, lave o reservatório a cada seis meses e mantenha-os bem tampados para que nenhum animal ou sujeira contamine a água.
  • A dengue é uma doença que mata e a melhor forma de evitá-la é combater o foco de acúmulos de água, locais propícios para a criação e reprodução do mosquito, Aedes Aedypti, transmissor da doença. Para isso, remova folhas, galhos e tudo que possa impedir que a água de correr pelas calhas, tampe a caixa d’água, não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje, entregue os pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada, encha de areia os pratinhos de vasos de planta e guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.
  • Lave bem frutas e verduras para evitar bactérias e possíveis agrotóxicos. Hoje existem produtos com esta finalidade.
  • Para evitar a proliferação de mofo, principal causa de alergias, mantenha a casa bem arejada nas áreas onde a umidade é maior, se possível, pinte novamente a região afetada pelo mofo para evitar a formação de novas áreas úmidas, corrija frestas nos telhados e limpe bem os armários.
  • Cuidados simples como aspirar os carpetes periodicamente, lavar cortinas, capas de almofadas e travesseiros que acumulam muita poeira podem evitar alergias como a renite.
  • Colocar as mãos na boca ao espirrar ou tossir, lavar as mãos com freqüência, tampar a privada antes de dar descarga, higienizar bem a área do seu animal de estimação também são atos preventivos.

Prevenir sempre é melhor do que tratar por muitos motivos. Por isso, todas as dicas apresentadas são pequenos gestos que podem evitar que você e as pessoas ao seu redor tenha problemas no futuro. Então, mãos à obra!

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

Categorias: Saúde

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: