Anúncios

A importância do trabalho voluntário

por Marjorie Okuyama

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”. |

Em setembro de 1990 em Paris, a Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE), redigiu uma Declaração Mundial do Voluntariado, inspirada na Declaração dos Direitos Humanos e na Convenção dos Direitos da Criança. Os voluntários declaram sua fé na ação voluntária como força criativa que ajuda a resolver problemas sociais e ambientais para construir um mundo mais humano e justo. Hoje, existem no Brasil muitas organizações não-governamentais que auxiliam crianças com algum tipo de doença ou deficiência, mas o trabalho não é tão simples quanto parece, requer comprometimento e acima de tudo responsabilidade.

Um dos projetos mais conhecidos é o Projeto Criança Aids, uma associação civil, de direito privado e sem fins lucrativos criado em 1991. A ONG é mantida por um grupo de voluntários que lutam para preservar a dignidade de crianças soropositivas e auxiliam suas famílias carentes. Os voluntários dão aula de reforço escolar, informática, artesanato para crianças e de educação artística. Sempre de maneira lúdica incentivando a participação de todos.

O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer criado também em 1991 com o objetivo de garantir o acesso de crianças e adolescentes de baixa renda ao tratamento do câncer. A pessoa que quiser ser voluntário precisa ter responsabilidade, fazer um curso preparatório para o trabalho e depois escolher o departamento que mais se identificou e gostaria de trabalhar, o processo demora cerca de três meses e hoje conta com aproximadamente 350 voluntários que trabalham nos 19 setores da Instituição.

A Associação de Assistência à Criança Deficiente criada há 60 anos promove a integração social de crianças e adolescentes com deficiência física. Para se tornar voluntário é necessário ter mais de 21 anos e ter no mínimo 4 horas sempre em um mesmo dia da semana. Os voluntários trabalham praticamente em todos os departamentos e auxiliam os profissionais da casa.

Estes são os principais projetos. Existem inúmeros outros que podem estar muito próximo da sua casa, mas caso você não tenha tanta disponibilidade outro gesto muito importante é a doação de sangue.

A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil e três é o número de vidas que são salvas com cada doação. Isso mostra o quanto é importante realizar este simples gesto. É importante lembrar que o voluntário deve fazer um teste de anemia, medir a pressão arterial e a temperatura e passar por uma série de perguntas para saber se há ou não a possibilidade de fazer a doação. Indivíduos soropositivos ou portadores de doença infecciosas, gestantes, lactantes e indivíduos acima de 65 ou com menos de 50kg, não podem doar sangue.

Hoje não há tantos jovens voluntários por conta da vida corrida de estudo e trabalho, mas é muito importante começar desde cedo a praticar gestos de solidariedade para mudar o mundo.

Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: