Anúncios

Mulheres invadem o mundo das finanças

A jornalista Mara Luquet fala sobre a conquista feminina no campo da economia

Por Alexandre Bazzan e

Marjorie Okuyama

Apesar de o mercado de trabalho oferecer oportunidades iguais para homens e mulheres, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elas ganham em torno de 72,3% dos salários recebidos pelos homens.Em entrevista com a jornalista Mara Luquet, temas como a participação da mulher na economia foram tratados de acordo com a sua experiência profissional na área.

Jornalista Mara Luquet

Originalmente jornalista no setor de política, ela se viu obrigada a escrever sobre economia quando a “Isto É”, revista em que atuava, foi comprada por outra empresa. Com a chegada dos novos chefes, ela foi convidada a trabalhar no jornal “Gazeta Mercantil” que pertencia ao mesmo grupo. Já na nova redação ela pôde observar que homens e mulheres trabalhavam sob mesmas condições, inclusive alguns departamentos eram liderados por elas. Mara Luquet nunca imaginou trabalhar no setor econômico, simplesmente aconteceu, e ela começou a estudar para se aprofundar nos assuntos que envolviam o tema.

A realidade encontrada por ela é bem diferente daquela enfrentada pelas primeiras mulheres na profissão.Um marco na conquista feminina foi o Jornal das Senhoras, fundado em 1853 que tratava de diversos assuntos que interessavam as mulheres da época e contribuía para a emancipação moral delas.

Oneide Lopes, a primeira jornalista em uma redação até então povoada por homens, assim como Eugênia Moreyra, a primeira repórter, ajudaram a pavimentar o caminho das futuras profissionais.E m 1961 o Prêmio Esso de Jornalismo foi dado pela primeira vez a uma mulher: Silvia Donato ganhou o principal da categoria com a reportagem intitulada “Adote uma Criança”. Em seu agradecimento, a jornalista dividiu os louros com a colega Ana Arruda Callado, que já havia recebido menção honrosa no ano anterior e que, segundo ela, tinha colaborado na produção da reportagem.

Em parceria com a jornalista Andrea Assef, Mara Luquet criou a revista “Elas & Lucros”, revista de finanças pessoais voltada para o público feminino. Questionada sobre como surgiu a ideia de lançar a revista, ela disse que foi uma evolução dos livros lançados anteriormente para o mesmo público, entre eles “Meninas Normais Vão ao Shopping, Meninas Iradas Vão à Bolsa”, que foi um grande sucesso.

A revista surgiu no final de 2008 em meio à crise financeira, porém esse fato não desencorajou o lançamento da publicação no mercado. Pelo contrário, Mara e sua sócia acharam que seria o momento certo, pois as pessoas precisariam de informações financeiras de uma forma fácil.

Além de chegar às bancas mensalmente, a versão digital também está disponível. Entretanto, a versão online só vai ao ar no mês seguinte.

O que começou como um projeto impresso hoje já é multimídia. Andrea Assef apresenta na rádio 107.3 fm o programa “Elas e Lucros”, que também conta com um blog no endereço http://elaselucros.blog.uol.com.br/ .

Mara também aproveitou para desmitificar alguns mitos sobre as mulheres. Segundo ela, homens e mulheres entendem igualmente quando o assunto é bolsa ou economia em geral, com um agravante: mulheres tendem a ser investidoras mais responsáveis.

A jornalista comentou um estudo do site infoworld.com, o qual faz uma comparação entre investidores e jogadores. O estudo aponta para algumas vantagens femininas à hora de investir, como a paciência e a cautela, enquanto os homens, apesar de mais arrojados, acabam às vezes confundindo investimento com jogo.

Quando perguntada do porquê de as mulheres gastarem mais que os homens, ela também trata de desmentir: “isso é um mito. Pelo fato de as mulheres administrarem o dinheiro familiar e geralmente fazerem as compras da casa, têm-se essa falsa impressão”

Cada vez mais, a mulher vai conquistando seu espaço no mercado de trabalho e no mundo das finanças, apesar de a diferença de salário ainda ser acentuada.

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Artemis

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: