Anúncios

Beatlemania

Uma lista de coisas para quem é mais do que um mero fã

Érica Perazza e
Juliane Freitas

Lugares temáticos

Aqui no Brasil, podemos matar a fome com o John & Paul Burguer. O cardápio é recheado de drinques e lanches com nomes de músicas, como o hamburguer Penny Lane e os anéis de cebola Hey, Jude. Há bebidas sem álcool e uma boa pedida é o Etoille (suco de abacaxi, groselha, suco de laranja e citrus). No telão, está sempre passando algum clipe ou documentário sobre a banda.

John & Paul Burger
Rua Morato Coelho, 1285 – Vila Madalena – São Paulo
www.johnandpaul.com.br

Livros

A antologia “The Beatles” (Cosac Naify), escrita pelos integrantes do grupo (McCartney, George Harrison e Ringo Starr), é uma biografia oficial que traz as transcrições completas das entrevistas realizadas e fotos inéditas de arquivo pessoal. Nele, os músicos detalham episódios da infância, da adolescência e da vida íntima de cada um e os primeiros contatos com a música e com seus respectivos instrumentos.

The Beatles
Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr
Cosac Naify

Adoradores de música e literatura podem se deliciar com os inúmeros livros publicados pela editora Larousse, incluindo “The Beatles – Gravações Comentadas & Discografia Completa”, que revela os bastidores das gravações de todos os álbuns da banda. O autor, Jeff Russel, também nascido em Liverpool dedicou praticamente sua vida inteira buscando informações sobre cada canção lançada em gravações oficiais, títulos de discos e faixas, datas de lançamento, créditos de compositores, informações de quem canta ou toca cada um dos instrumentos, além de várias outras curiosidades.

The Beatles – Gravações Comentadas & Discografia Completa
Jeff Russel
Ed. Larousse 

Ainda, o livro “Can’t buy me Love” enlaça biografia, história cultural e crítica musical de uma era tumultuada pós Segunda Guerra Mundial. O escritor e ex-músico, Jonathan Gould pesquisou por quase vinte anos para explicar por que os Fab Four se tornaram possíveis e necessários nesse contexto social, que causou tanto a ascensão quanto a dissolução da banda.

Can’t Buy me Love
Jonathan Gould
Ed. Larousse

A biografia de Paul McCartney, “Many Years From Now” é da autoria de Barry Miles, grande e antigo amigo do cantor. Miles discorre no início do livro que  “os Beatles ficaram tão cercados de mitos, fantasias e especulações, que se tornou praticamente impossível determinar alguma coisa afora os fatos básicos de suas vidas. Há muito poucas entrevistas confiáveis com eles, quando estavam no auge da fama.” Porém, Paul tenta não esconder nada em seus relatos sobre fama, sexo, dinheiro e até mesmo drogas.  

Paul McCartney – Many Years From Now
Barry Miles
Editora DBA

Para saber mais sobre a vida do líder dos Beatles, assassinado em 1980, “John Lennon: A Vida” (Companhia das Letras) é uma boa pedida. Com acesso a documentos inéditos e testemunhos diretos de Yoko Ono, Sean Lennon e Paul McCartney, entre outros, o autor Philip Norman descreve em detalhes a infância e a adolescência de Lennon. A edição ainda conta com episódios e personagens cruciais na vida do músico.

John Lennon: a vida
Philip Norman
Ed. Companhia das Letras

Outra obra que não pode ficar de fora da lista dos beatlemaníacos é “O Diário dos Beatles” de Barry Miles. O livro contém uma cronologia dos shows, locais das apresentações, declarações dos membros da banda e datas memoráveis. Expõe também as brigas, a vida de sexo e drogas e as vitórias pessoais do quarteto. O volume abrange 30 anos, começando durante a Segunda Guerra, em Liverpool, e terminando no final da década de 1960. Possui fotos coloridas e em preto e branco.

O Diário dos Beatles
Barry Miles
Ed. Madras

Filmes

Com Elizabeth Mitchell no papel principal, o filme “A história de Linda McCartney” (The Linda McCartney Story, 2000) conta como Linda Eastman, uma fotógrafa talentosa enviada pela revista Rolling Stone se apaixona por Paul McCartney. A história foca também o casamento dos dois nas décadas de 60 e 70, período em que vai desde a separação dos Beatles até a formação da banda Wings. O elenco tem personagens famosos como Jim Morrison e Mick Jagger.

O romance “Across The Universe”, de 2007, não é sobre os Beatles, mas é totalmente inspirado em suas músicas, que ajudam a contar os conflitos dos personagens (todos os nomes são retirados de músicas da banda) nos anos 60. Mais de 30 canções do quarteto compõem a trilha sonora do musical, interpretadas pelo elenco. A direção é de Julie Taymor. Assista ao trailer:

DVDs

Disponível na pré-venda, o filme “Paul McCartney’s Get Back – Edição Especial” é um dos mais vendidos. Produzido por Richard Lester (Os Reis do Iê-Iê-Iê), o álbum registra a histórica turnê mundial de McCartney por 45 cidades, incluindo performances de 22 grandes sucessos e diversos clássicos dos Beatles – uma versão restaurada e remasterizada do show com cerca de uma hora de vídeos extras inéditos, incluindo o making of da produção.

Discos

O disco de 1973 gravado com a banda Wings, Band on The Run, foi remasterizado e terá difenrentes versões. Uma delas contém três discos (dois CDs e um DVD) com nove faixas bônus, cenas raras de McCartney em Lagos (Nigéria) e bastidores do ensaio fotográfico que originou a capa do álbum e videoclipes promocionais da época do lançamento. Para colecionadores,  haverá uma edição com quatro discos (três CDs e um DVD) que inclui um livro especial de 120 páginas com fotos inéditas da autoria de Linda McCartney e Clive Arrowsmith, além de versões para download em alta resolução dos áudios remasterizados do disco e suas faixas bônus e mais um documentário em áudio produzido na época do 25º aniversário do disco. Também haverá uma versão em vinil com dois LPs com 18 faixas. Disponível para compra pelo site oficial do cantor: http://www.paulmccartney.com/bandontherun

Games

 

Os amantes de videogame certamente já ouviram falar do The Beatles Rock Band, jogo ao estilo do famoso Guitar Hero, só que com todos os instrumentos. Ou seja, você pode chamar seus melhores amigos e se fantasiar de John, Paul, George ou Ringo. São 45 músicas de diversos álbuns da banda e animação dos músicos. Quem tem Playstation 3, Xbox 360, ou Wii pode comprar o game, vendido em todas as lojas especializadas. O preço é salgado, mas a diversão é garantida.

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Curiosidades, Lira de Apolo

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Beatlemania”

  1. 11 de março de 2011 às 12:34 #

    Pessoal, com todo o respeito que tenho pela Revista Pandora e como muito mais do que uma mera fã, digo apenas que a falha do post é a indicação é “Across the Universe”.
    Eu e muitos achamos horrível, um jeito vil e barato de associar um roteiro péssimo ao Fab Four.

    Quanto ao restante do post, só elogios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: