Anúncios

Passarelas musicais

Como os Beatles influenciaram na moda

Marjorie Okuyama


O sucesso da banda de rock britânica, The Beatles não permaneceu somente no campo musical. Ela se alastrou chegando ao mundo da moda e, ainda nos dias de hoje, podemos conferir alguns estilos e adereços que tiveram origem e se destacaram com a banda. Eles passaram por várias fases e estilos, mas o que, de fato, ficou marcado foram seus trajes e o corte de cabelo mais conhecido como “tigelinha”. E acredite, não era peruca.

Origem

Astrid Kirchherr. Este é o nome da fotógrafa e artista alemã que foi responsável pelo famoso corte de cabelo conhecido como “moptop” dos Beatles. Anteriormente, eles usavam topete e jaquetas de couro.

A aproximação da banda com a fotógrafa alemã aconteceu na década de 1960 durante as apresentações da banda em casas noturnas em Hamburgo. Astrid também foi responsável pelos primeiros registros fotográficos no período inicial do grupo britânico. Em uma das produções cinematográficas sobre os Beatles, chamada “Backbeat”(1994), há cenas de Astrid cortando o cabelo do ex-baixista do grupo, Stuart Sutcliffe. O filme mostra que ele foi o primeiro a fazer aquele corte e os outros o copiaram alguns anos depois. Em 1994, a banda deu sua primeira coletiva de imprensa. Eles haviam acabado de chegar aos Estados Unidos e o “moptop” foi o tema do momento. Muitos começaram a se perguntar se o corte de cabelo favorecia-nos, de alguma forma, na hora de cantar ou se era peruca.

Fases

O terno justo e a gravata fina que os homens usam hoje em dia tiveram sua origem na época da banda, mais precisamente em 1961, quando Brian Epstein se tornou empresário do grupo. Eles trocaram a jaqueta de couro pelos ternos finos. Com o passar do tempo o terno passou por algumas modificações tanto na variação de cores como no modelo de corte.

A cada álbum, de acordo com as músicas, eles variavam nos trajes. No sexto álbum, Rubber Soul, os ternos dão lugar a calças e blazers e, além do cabelo mais bagunçado, a barba passou a fazer parte do perfil visual da banda. Já no disco Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band, cores vibrantes, bigode e cavanhaque ousavam e ao mesmo tempo provocavam o conservadorismo britânico.

Em 1969, os acessórios ganharam destaque. Os óculos redondos usados por John Lennon até hoje são objetos ostentados por jovens e adultos.

Moda após o fim da banda

Mesmo com o fim da banda, a filha de Paul McCartney, Stella, possui uma coleção inspiradas no estilo da Banda.

Outro exemplo concreto da influência do grupo musical na moda é a exposição chamada “Moda Beatles” inaugurada na 4ª edição do salão 080 em Barcelona. Com direito a 48 peças exclusivas dos anos 60 e roupas assinadas pela banda.

Os Beatles influenciaram muito na moda da época e ainda hoje podemos ver as lembranças desta banda que se tornou um fenômeno mundial. Além de tomarem conta dos palcos, os Beatles tomaram conta das passarelas do mundo da moda da época e que perpetua até os dias atuais.

Marjorie K. Okuyama descobriu a banda através do seu padrinho. Ele sempre foi fanático pelos Beatles e toda vez que ela ia visitá-lo, assistia a algum show ou lia trechos da bibliografia deles. Sem dúvida ele a mostrou tudo que sabe sobre o grupo, principalmente as músicas já que sempre voltava com um CD dos Beatles.

Anúncios

Tags:, , , , ,

Categorias: Especial, Música, Moda

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: