Anúncios

George Harrison

O ponto de equilíbrio dos Beatles

                                                                                  Lucas Marcelino

 

Todos os grandes momentos da humanidade tenderam a se consumir em meio a decisões egocêntricas e disputas por poder e espaço. Nos Beatles não foi diferente e, embora não tenham conseguido suportar essa pressão, conseguiram existir por mais tempo graças ao ponto de inflexão chamado George Harrison.

George Harold Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943, em Liverpool. Vindo de uma família pobre, conseguiu uma vaga para estudar Institute of Liverpool, onde conheceu Paul McCartney e o seu futuro.

George comprou sua primeira guitarra aos 14 anos por apenas três dólares. Freqüentou constantemente os ensaios da “The Quarrymen” – banda de Paul e Lennon – e após a saída de Rod Davis ele foi convidado por Paul para tocar com a Quarrymen. No início Lennon se opôs pelo fato de Harrison ser bem mais novo.

Em uma excursão para Hamburgo, George e Paul foram presos pela imigração e os Beatles tiveram de retornar para a Inglaterra.

De volta à Inglaterra, a histeria em torno da revolução musical dos Beatles transformou a vidados Fabi Four, mas aparentemente só George parecia ter um equilíbrio interior capaz de suportar todo o alvoroço criado. Enquanto a dupla centralizadora, Paul & Lennon, se esgoelava nos palcos, George se mantinha concentrado na música. Muitas das quais ele era o guitarrista solo graças a sua habilidade.

Embora parecesse estar em um nível superior, George – assim como Ringo – era jogado para escanteio quando apresentava suas composições. Com a prática de meditação e da cultura oriental George conseguia carregar o fardo de ver suas obras subestimadas por Paul e Lennon, até o momento em que teve algumas composições inseridas nos discos dos Beatles. Após ficar encantado com a música de Ravi Shankar, ele trouxe a sitar indiana e inseriu em algumas músicas dos Beatles. A Índia, inclusive, era o lugar onde ele se refugiava para buscar a meditação e a cultura oriental.

Paul foi casado com Pattie Boyd, que acabou conquistando o coração de Eric Clapton – com quem se casou após o divórcio com George. Clapton por sinal foi durante muito tempo seu melhor amigo. Foi no jardim da casa de Clapton que ele criou a melodia de “Here comes the Sun” enquanto dedilhava a guitarra de frente para um lago. Antes já havia convidado-o para tocar na música “While my guitar gently weeps”, onde Clapton percebeu a divisão que havia na band, que culminou no abandono de George, que só voltou para finalizar o último disco e tocar por contrato.

Pós-Beatles, George lançou “All thing must pass”, considerado o melhor disco de um ex-beatle e promoveu o primeiro evento beneficente do rock. Lançou também o grupo Traveling Wilburys com Bob Dylan e Roy Orbinson.

George foi atacado em sua casa por um fã e após isso passou a sofrer com um câncer que o levou à morte. Consciente de seu estado tramou com um amigo todo seu funeral. Sua morte foi divulgada apenas dois dias depois, quando suas cinzas já haviam sumido, provavelmente lançadas em um rio sagrado da Índia por onde ele encontraria uma nova forma de alcançar a eternidade. Muito além da sua música.

Adendos:

Martim Scorsese pretende lançar documentário sobre George em 2011.

George Harrison é membro duas vezes da Rock and Roll Hall of Fame, como um artista solo e como membro dos Beatles, e vencedor de 11 Grammys por suas gravações com os The Beatles, Traveling Wilburys, e como artista solo. Em 14 de abril, Harrison foi homenageado com uma estrela no Hollywood Walk of Fame, em Los Angeles.

Em 2009 Hunter Davies encontrou entre seu arquivo sobre os Beatles uma canção sem título de George Harrison que provavelmente foi escrita em 1967 e que foi recolhida do chão do estúdio.

Fundada por George Harrison, The Material World Charitable Foundation foi criada em 1973. A fundação pretende encorajar a exploração de formas alternativas e diversificadas de expressão artística, opiniões e filosofias de vida, bem como uma maneira de apoiar instituições de caridade criada e as pessoas com necessidades especiais. George Harrison também foi cineasta e produziu dois filmes.

  • Os Beatles surgiram na vida de Lucas Marcelino nas aulas da quinta série, com uma professora que fazia cantar músicas deles. Depois com Raul Seixas, ele ouviu a música “Você ainda pode sonhar” que é uma versão de “Lucy in the Sky…” e voltou ao céu com os Beatles.
Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Lira de Apolo

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: