Anúncios

Capital social

Por Thaís Teles
Estar em sintonia com o as necessidades do ser humano exige extrema sensibilidade de cada indivíduo para que possa compreender de que maneira atitudes impensadas e imediatistas interferem diretamente na vida de demais pessoas instantaneamente a longo prazo.
Conscientizar é um desafio que exige  prática e teoria interligadas  constantemente. Para tanto, a educação do olhar e da mente devem ser exercidas em conjunto. A reciclagem de costumes, vontades  inovações  chamam a atenção de diversas empresas, que veem nesse ritmo de bem-estar coletivo uma nova forma de fazer negócios. Sacolas ecológicas tomam as ruas e araras de diversas lojas dos grandes centros urbanos e torna-se utensílio despojado em muitas ocasiões, adquirí-las, para muitos é fazer uma contribuição ao meio ambiente e, para diversas marcas, uma maneira encontrada de divulgar seus produtos utilizando pequena parcela de seu orçamento. Grandes redes de mercados, como Walmart implantaram em suas lojas da região sudeste e centro-oeste o programa “Cliente Consciente Merece Desconto”, trata-se de um desconto de R$0,03 concedido aos clientes para cada sacola não utilizada na compra. Esse desconto é feito diretamente no caixa e fornecido a cada 5 itens, média de produtos embalados em cada sacola.O valor corresponde ao custo unitário da sacola ou a cinco itens adquiridos – quantidade média de produtos embalados em uma sacola. Segundo estudo do Instituto Akatu, “em uma compra de 200 itens, o cliente ‘ganhará’ R$ 1,20”. Tal medida tem como objetivo motivar o uso de embalagens retornáveis.  
A preocupação em reutilizar materiais também é uma opção para quem quer dar cara nova às mobilias de casa. Em diversos endereços da capital paulista, existem pessoas designadas a modernizar aquilo que, com o passar dos tempos, tornou-se apenas um objeto esquecido e destinado a acomodar papéis, catálogos telefônicos desatualizados e demais velharias que costumeiramente as pessoas acumulam. Essa realidade faz parte da rotina Karina Arruda, designer do Espaço Glória, local destinado a revigorar o charme de móveis antigos e mal conservados.
Implementar noção de cidadania na sociedade requer trabalho intenso entre família e instituições educacionais. Não apenas o meio-ambiente é foco de problemas que assolam populações de diversos países. Discriminação de diversos gêneros, ética e até mesmo a própria noção do que é ser cidadão, são dilemas costumeiros. Elizabete Cruz, coordenadora da Eloin, acredita que a experiência ainda é a melhor forma de moldar o bom senso das pessoas. Utilizando assuntos diversos, a empresa cria e desenvolve projetos para instituições de ensino utilizando artes cênicas e visuais como principal meio de dialogar com o estudantes.
Mais do que um simples gesto. Atitudes firmes e vigentes precisam ser praticadas constantemente a ponto de se tornar um vício na sociedade. Investir capital e contribuir para a melhoria de vida de uma população é o início de um caminho para formar cidadãos comprometidos com a essência do ideal de coletividade.
Anúncios

Tags:, , , , , , , ,

Categorias: Artemis, Os titãs de Gaia [Meio Ambiente]

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

2 Comentários em “Capital social”

  1. Rafael
    11 de novembro de 2010 às 14:26 #

    Sou aluno de um colégio que trabalha em parceria com a Eloin. Adorei participar do projeto deles.

  2. Gabriela Dias
    20 de novembro de 2010 às 0:38 #

    Fui num evento da Eloin no Explora Mundi. Lá percebi que noções de sustentabilidade podem ser ensinadas para a criança através de experiências educativas e estimulantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: