Anúncios

Retratos roqueiros

Barão Vermelho

Lucas Marcelino

 

A Galeria do Rock, espaço alternativo criado em 1963 com a arquitetura de Alfredo Matias, em São Paulo, recebe de hoje até o dia 27/11, a exposição Click! O Rock Brasileiro – História em Imagens.

O reduto dos amantes do Rock N’ Roll, que nos últimos anos se tornou o point das mais diversas vertentes que surgiram no estilo, resiste em meio ao movimentado, caótico e desleixado – sem perder sua graça – centro paulistano, ao lado da Praça da República e da Galeria Olido. 

Como não poderia ser diferente, a exposição que conta em fotos a história do ritmo que no Brasil parece acompanhar nos adjetivos o centro da maior capital latino-americana, será exposta pelos andares repletos de lojas recheadas de discos, camisetas e acessórios. Não podia haver lugar mais análogo para tal evento.

Com idealização da Planmusic, de Luiz Oscar Niemeyer, incentivo do governo através do Ministério da Cultura – “Brasil um país de Todos” e patrocínio da operadora SKY, o projeto reúne gravuras que reproduzem fotografias selecionadas pelo fotógrafo e jornalista Mauricio Valadares que disse ter como propósito “mostrar o lado pouco conhecido de alguns artistas brasileiros. Um lado que, ao longo dos anos, passou bem distante da comunicação massificada de jornais e revistas”.

Além das fotos inéditas de momentos descontraídos dos mais diversos artistas do rock brasileiro que estarão em caixas estilizadas por Mario Passos da WeDo, farão parte da exposição também terminais multimídia onde os visitantes poderão interagir com a obra. Ainda será exibido, em um espaço preparado para o evento, o documentário de mesmo nome, com direção de Bernardo Palmeiro, que esteve no Festival de Cinema do Rio de Janeiro no ano passado e foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Los Hermanos

A história do rock brasileiro é tão vasta e diversificada quanto a cultura da cidade. As fotos apresentam desde nomes consagrados como Roberto Carlos e a Jovem Guarda, até artistas cultuados por serem expoentes em suas vertentes como Sá, Rodrix & Guarabyra no rock rural ou os tropicalistas Mutantes, Caetano, Gil e Tom Zé. Há ainda espaço para nomes atuais que mantém o sucesso – sem a mesma rebeldia – do estilo como Pitty e Skank, e, outros que pouca gente sabe que ajudaram a construir essa história: Secos & Molhados de Ney Matogrosso, Novos Baianos de Moraes Moreira e Pepeu Gomes, e Luiz Melodia que misturava rock e soul nos anos 70.

Mas serão vistos em maior número, retratos das grandes bandas dos anos 80. Época em que o rock nacional criou um estilo próprio e uma identificação mais forte com os jovens. Titãs, Paralamas, Legião Urbana e outros nomes da década, recebem atenção especial na mostra.

Essa apresentação é a finalização do projeto que contou com o documentário (citado acima) e com um livro homônimo lançado em 2009, de onde foram selecionadas as imagens.

Com certeza faltarão para alguns aqueles artistas guardados no fundo do peito, que muitas vezes escondemos com medo de perdê-los. Mas para os amantes do bom e velho rock n’ roll, imagens, vídeos e livros sobre o assunto, são somente um complemento para os infindáveis momentos que os 5000 alto-falantes – sempre no último volume – proporcionaram para cada roqueiro-revolucionário-contestador-apaixonado. Nossos pais que nos perdoem…

Click! O Rock Brasileiro- História em Imagens
Onde: Galeria do Rock
End.: Rua 24 de maio, 62 (travessa da Avenida Ipiranga, ao lado da estação República do Metrô) e entrada também pela Av. São João, 439 (ao lado da Galeria Olido, em frente ao Largo do Paissandu).
Quando: até 27/11
Segunda a Sexta – 10h às 19h – Sábado – 10h às 17h
Quanto: entrada franca
Info.: http://www.clickexporock.com.br/

Anúncios

Categorias: Exposições, Música

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: