Anúncios

Mostrando o cinema

Por Raquel Almada

Começa hoje, 22 de outubro e vai até 4 de novembro, a 34ª Mostra Internacional de Cinema. O evento traz além de renomados diretores, como Woody Allen e Eduardo Coutinho, muitos cineastas de primeira viagem.

Foi no ano de 1977 que ocorreu a primeira Mostra Internacional de Cinema, em meio ao período da ditadura, onde filmes, jornais e peças de teatros passavam pelos tão temidos censores. Seu precursor foi Leon Cakoff, que dirigia o Departamento de Cinema do MASP e até hoje lidera a Mostra.

Sua primeira edição foi na comemoração dos 30 anos do MASP.  Os filmes, projetados de maneira simples no vão livre do MASP, sofriam com a censura.  Foram 16 longas e sete curtas.

Em 2010, com diversas opções de gêneros e origens dos filmes, os cinéfilos poderão se esbaldar com os mais de 400 filmes, passando em diversas salas de cinema, por todo o Estado de São Paulo.

O único ponto negativo da Mostra, que merece ser frisado é o valor dos ingressos, que não tiveram nenhum tipo de reajuste para a programação da Mostra, motivo principal pelo qual grande parte das pessoas não poderão assistir a todos os filmes que acharam interessantes.

O homenageado deste ano é o célebre cineasta Akira Kurosawa, falecido em 1998, com a exibição do filme ‘Rashomon’ (1950) remasterizado. Também contará com uma exposição dos storyboards (série de ilustrações/imagens para organizar a sequência que será rodado um filme) de alguns dos seus filmes em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, em homenagem ao centenário do cineasta.

A aposta para a Mostra deste ano está na produção de cinema norueguês, como ‘Homem Chato’ (2006), de Den Brysomme Mannen, exibido logo no primeiro dia. Além do cinema norueguês, no domingo, dia 24, às 20h o Auditório do Ibirapuera recebe ‘Metrópolis’, clássico de 1927 do aclamado diretor Fritz Lang, precursor dos filmes de ficcção, com 25 minutos de material inédito e a presença da orquestra Jazz Sinfônica.

Outra novidade está nos bicicletários que ficarão em pontos estratégicos para os cinéfilos de plantão poderem se deslocar de um cinema para outro com uma maior facilidade. Se teremos trânsito de bicicletas é outra questão. Mas sem dúvida, uma forma sustentável de locomoção.

Para os corintianos, a Mostra não deixou passar despercebido o centenário do time alvinegro. A novidade fica para o dia 27 de outubro no vão livre do MASP, quando será exibido o filme ‘ O Corintiano’, do diretor Milton Amaral, com Mazzaropi, um dos ícones do cinema brasileiro, como protagonista.

O circuito da Mostra segue em 20 pontos da cidade. Para maiores informações, acesse: www.mostra.org.

Anúncios

Tags:,

Categorias: Cinema

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: