Anúncios

Ralo abaixo

Por Laercio Franciolli

Soraia Alves

Quando o assunto é água o Brasil sai na frente, cerca 13 por cento de toda a água que corre pela superfície terrestre encontra-se no nos rios do nosso país e também abaixo de nossas vistas. Um dos principais reservatórios subterrâneos de água do mundo – o Aqüífero Guarani, um grande manancial que acumulou cerca de 45.000 km³ de água ao longo do tempo – está concentrada no sul da América Latina, tendo 2/3 de sua extensão no Brasil e abragendo outros países como Paraguai, Uruguai e Argentina. Mas isso não é motivo para continuarmos a desperdiçar.

Segundo pesquisadores da UFPA, foi confirmada a existência de mais um aqüífero subterrâneo, maior do que o Aqüífero Guarani – o Aqüífero de Alter do Chão, que se estende pelo subsolo do Pará, Amazonas e Amapá.

Mas como nem tudo são flores, de acordo com dados da SABESP – companhia de Saneamento do Estado de São Paulo – o consumo médio por pessoa na capital paulista é de 120 litros por dia, sendo grande parte utilizada de modo irresponsável. Pelos dados da Agência Nacional de Águas (ANA), 40% da água retirada no país é desperdiçada. Os próprios números comprovam o tamanho do problema. De acordo com a ANA, são retirados dos rios e do subsolo no Brasil 840 mil litros de água a cada segundo. Ao dividir esse número pela população de 188,7 milhões de brasileiros, chega-se à conclusão de que cada habitante consumiria, em média, 384 litros por dia. 

O  desperdício está muitas vezes relacionadas a situações cotidianas que passam despercebidas, como ao escovar dentes com torneira aberta gastamos 80 litros, para lavar o carro com mangueira em meia hora perde-se cerca de 560 litros e um banho longo daqueles que você chega a cantarolar suas músicas preferidas embaixo do chuveiro leva para o ralo de 95 a 180 litros da nossa preciosa água.

Com toda a certeza estamos desperdiçando muito mais água do que necessitamos e às vezes a nossa falta de atenção nos acarreta em vários litros  a menos no nosso planeta. Exemplo disso é o fato de que uma torneira gotejando joga fora 1.380 litros de água por mês e que um pequeno buraco de 2 milímetros no encanamento, o planeta não deve pagar pela nossa desatenção, estamos deixando nosso bem mais precioso escorrer pelas mãos.

Blog Action day

Blogueiros de todo o mundo escrevendo sobre o mesmo tema em um mesmo dia, esta é a idéia do Blog Action Day, que todo ano reúne milhares de textos sobre um tema escolhido, sempre no dia 15 de outubro.

No ano passado foram 31 mil posts feitos por mais de 13 mil blogueiros de 155 países e lidos por cerca de 17,9 milhões de pessoas. O tema? Mudanças climáticas. A proposta reuniu blogeuiros famosos e anônimos, celebridades e até mesmo políticos engajados como o primeiro ministro inglês Gordon Brown, e o representante da Casa Branca Heather Zichal, assistente do presidente americano Barack Obama em questões relacionadas à Energia e Mudanças Climáticas.

Neste ano o evento conta com mais blogs cadastrados e a expectativa de o movimento seja aderido por mais pessoas influentes. O assunto escolhido como a pauta de 2010 é água, um tema tão complexo quanto os problemas que o cercam. Questões ambientais,  econômicas e sociais envolvem o mais importante elemento do planeta e é exatamente essas e outras vertentes que o Blog Action Day pretende abordar hoje.

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Artemis, Os titãs de Gaia [Meio Ambiente]

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: