Anúncios

Nosso café de cada dia

por Diogo Leite

A planta é originária da Etiópia, leste da Àfrica, no século XVIII chegou a Europa. As primeiras sementes de café chegaram ao país em 1727, vindas da Guiana Francesa, América Central, elas foram plantadas primeiramente no Pará para consumo próprio dos plantadores. Terminado o ciclo do ouro em Minas Gerais, o café se fortaleceu à partir da segunda metade do XIX, no sudeste, sobretudo em São Paulo. Em 1880 o Brasil passou a ser o principal produtor de café no mundo, posição que ocupa até hoje.

Com as crescimento das exportaçãoes do café, o governo brasileiro e agora os chamados barões do café, incentivaram a vinda de imigrantes europeus para trabalhar nas nossas lavouras, portugueses, italianos, espanhóis e alemães, todos com a promessa de ganhar um pedaço de terra para trabalhar, os imigrantes que foram para sul do país, ganharam sua terra, os que vieram para o sudeste foram trabalhar como empregados.

Além de impulsionar a imigração, o café também ajudou a instalar uma malha ferroviária, havia necessidade de escoar o café que era produzido no interior, de maneira veloz e econômica, para a São Paulo e o porto de Santos.

Com tudo isso, a cultura do café já estava consolidada no Brasil, milhões de brasileiros começam o dia com ele, às vezes com leite ou puro, talvez acompanhado com pão na chapa. Em casa, no bar ou num balcão amigo de uma padaria, o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, fica atrás apenas da água.

Seja ele o café forte, torrado, moído, solúvel ou até orgânico o café é consumido diariamente por cerca de 85% das pessoas.

É sem dúvida uma das bebidas mais tomadas do mundo. Ao contrário do que se comumente se ouve, o café não é apenas composto por cafeína, ao contrário, esse composto químico é encontrado em apenas 2% do grão. Além desta, encontramos diversos minerais, como ferro, aminoácidos, lipídeos, açúcares, além de vitamina B.

Seu consumo em doses moderadas, não traz nenhum risco a saúde, aliás, ele ajuda a prevenir uma série de doenças mentais e físicas.

Se tomado em grande quantidade, causa alteração do humor e insônia, no verão, nas práticas de atividades físicas, a ingestação de café em excesso pode desidratar, além disso que é causador das manchas nos dentes.

Anúncios

Tags:,

Categorias: Cardápio de Démeter

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: