Anúncios

Reinvidicações à brasileira

Brasil, um país de revoluções passivas. Almas caladas e marginalizadas se perdem nas dependências e nas mortes. Movimentos sociais são quietos e silenciosos, mal pautados pela mídia e logo, um direito qualquer se torna desconhecido pela civilização.

É por isso que a iniciativa Grito dos Excluídos compõe-se de uma série de eventos e mobilizações realizados ao redor da Semana da Pátria, durante os dias 01 a 06, finalizando-se no dia 07 de setembro. Entre protestos e propostas, a manifestação tem como objetivo “transformar uma participação passiva, nas comemorações dessa data, em uma cidadania consciente e ativa por parte da população”.

Além disso, a intenção é chamar atenção para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades, vão em busca da defesa de seus direitos através de atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos e se estendem por todo o território nacional. O movimento não se limita apenas a data de 7 de setembro, mas o dia foi escolhido porque “não basta uma independência politicamente formal”. Sua luta segue caminho da luta contra a economia capitalista globalizada, a precarização das relações de trabalho e a guerra por novos mercados geram massas excluídas por todo o mundo, especialmente nos países periféricos.

A origem d’O Grito vem do Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), como uma forma de dar continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995, cujo lema – Eras tu, Senhor – abordava o tema Fraternidade e Excluídos. E ainda “da necessidade de concretizar os debates da 2ª Semana Social Brasileira, realizada nos anos de 1993 e 1994, com o tema Brasil, alternativas e protagonistas”. É promovido pela Pastoral Social da Igreja Católica, mas, desde o início, conta com numerosos parceiros ligados às demais Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), aos movimentos sociais, entidades e organizações.

Para maiores informações acesse o site: www.gritodosexcluidos.org

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: