Anúncios

Democracia atrasada

Por Érica Perazza

 

Horário eleitoral obrigatório. Muitos cidadãos acham isso tudo muito chato e desnecessário assistir. Pelas mentiras impostas, deveríamos boicotar. Pelas palhaçadas de candidatos bizarros, por que não se divertir um pouco, não é mesmo? Afinal, pior do que está não fica.

O importante do pandemônio dessa programação é as propostas que os políticos possuem em seu roteiro de promessas. Mas dá para analisar, refletir e tomar uma decisão apenas com imagens e sons distorcidos, vomitados em nossas mentes?

Dilma nos 45 dias de horário eleitoral, terá um tempo total de 300 minutos. Serra possui um pouco menos, 210 minutos. Marina Silva fica com apenas 30 minutos!

Como uma sociedade pode aceitar que minutem os próximos quatro anos do seu país? Por que um cidadão se deixa ser mais um número nas estatísticas? Por que nós deixamos outros enumerarem nossos passos?

Assistimos essas propagandas políticas enfeitadas com pessoas sorrindo e correndo feliz por um jardim florido enquanto:

  1. outros rostos embaçados correm em meio às cinzas, em meio a tiroteiros, a ventos rasos, tempestades ou até mesmo das sombras;
  2. passamos dificuldades para chegar ao trabalho, estágio, faculdade ou só até a padaria da esquina devido a falta de organização e estrutura do transporte público;
  3. fazemos malabarismos e acrobacias para conseguir pagar as contas, os juros e os impostos;
  4. disputamos como selvagens uma vaga de emprego porque o mercado de trabalho está saturado. E não importa se seu inglês é básico ou se você morou na Austrália por cinco anos;
  5. vivemos em uma guerra civil até com nossos próprios vizinhos. Não estamos seguros dentro de nossos mundos particulares;
  6. encontramos dilemas em ter compaixão. Não conseguimos ajudar a nós mesmos, quem dirá sustentar uma família ou um mendigo;
  7. entramos em crises financeiras, morais, existenciais. E por aí se vai um infinito de dores e problemas sociais.

O que devemos enumerar são nossas propostas de vida. Devemos minutar quanto tempo seremos capazes de esperar um país mais digno para todos.

Afinal, que eleição e país democrático é esse? Penso em democracia como o Coelho de Alice no País das Maravilhas… eles estão atrasados.

Se os próprios presidenciáveis não possuem os mesmos direitos, imagine nós, pobres eleitores mortais…

Anúncios

Tags:, , , , ,

Categorias: Caixa de Pandora, Crônicas do Olimpo, Dossiê de Têmis, Editoriais, Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

2 Comentários em “Democracia atrasada”

  1. 25 de agosto de 2010 às 13:22 #

    Pois é, o que venho discutindo esses últimos tempos é justamente essa democracia, até o Plínio no debate da Band repetiu isso umas 500 vezes, a desigualdade social atingindo os políticos.

    Também tenho falado de política no meu blog, e lendo o seu, vejo a diferença de uma pessoa (eu) e um jornalista. Se me permite, no meu blog, vou citar o seu texto, ok ?!

    Belo texto,
    []s

  2. 25 de agosto de 2010 às 19:38 #

    E OS ELEITORES IRÃO FAZER ALGO COM O VOTO?CHEGOU A HORA…..OU BRASÍLIA SE TRANSFORMARÁ NUM PALCO DE ARTISTAS DE MOMENTO,HUMORISTAS DECADENTES E EX-JOGADORES DE FUTEBOL……….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: