Anúncios

Crônicas do olimpo

O aluguel da solidão

Serviços que contratam o amigo ideal para você

por Érica Perazza

É sábado à noite, as ruas estão fervendo com os bares lotados, as casas noturnas agitadas com os ritmos eletrônicos e frenéticos. E você apenas querendo dormir ou apenas ficar quieto em casa assistindo a um DVD sozinho. Ou talvez não. Talvez você quisesse ser uma daquelas pessoas bem arrumadas com vozes agudas e risadas grossas, com um copo na mão, a bebida águada pelo gelo derretido.

Você pega seu celular, mas não possui nenhum amigo ( pelo menos naquela hora) com quem queira desfrutar o cheiro noturno, misturado a cigarros, perfume forte, suor de tanto dançar.

Mas sua época de superestimar a efemeridade a badalação da nite, já passou. Prefere curtir a dois, passear no parque, tomar um café, jogar paintball com os amigos… E como é difícil encontrar pessoas atenciosas, leais, companheiras! As relações que possui são de colegas de trabalho, e não passam de frívolas. Reclama de como hoje em dia tudo é tão superficial. Você procura algo mais intenso, mais profundo, afinal, só quer se sentir completo e feliz. Satisfeito por ter alguém que valha a pena ao seu lado, certo?

Muitas pessoas desistem de tentar. Outras tentam até morrer. E há aquelas que buscam através da internet. Orkut, facebook, msn, salas de bate papo, fóruns são os mais conhecidos e utilizados.

A novidade é o site “Rent a Friend“. Por £40 a hora ( aproximadamente 100 reais), você “aluga” um amigo. E acredite, ele vai fazer tudo para te agradar, como se realmente fossem amigos. São mais de 283 mil cadastrados pelo mundo todo. Alguém da Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Rússia, México, Turquia, Japão quer ter um amigo para ser um parceiro em atividades como fotografia, ir ao zoológico, nadar, passear de balão, jogar boliche, cozinhar…

Tirando a parte que você tem que pagar alguém para estar com você, no estilo “prostituição da amizade”, usando um termo forte… até que é bacana fazer coisas que você gosta com alguém. Mas será que ninguém é mais capaz atualmente de fazer verdadeiros amigos? Não existem lugares nem momentos certos para isso.

Eu me pergunto se as relações humanas hoje tendem a ficar apenas na superfície devido a internet. Elas te parabenizam pelo seu aniversário por um recado na sua página pessoal, não é?

Ou será o contrário? Será que pela internet agora elas buscam encontrar pessoas com seus mesmos interesses? Afinal, a globalização filtrou as fronteiras e podemos, quem sabe, descobrir que nossa alma gêmea está nos esperando há anos em Bangcoc.

Acredito pelo que vejo nas mídias sociais, que o compartilhamento de intimidades excessivas, mostra o quanto a sociedade está carente de tato. Elas sentem a necessidade de partilhar sua vida com o invisível, o desconhecido. Falta uma grande compaixão pelos amigos, pela família, e ainda são pessoas que não gostam de si mesmas, que não aproveitam sua própria companhia. E depois se queixam da solidão…

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Comportamento, Crônicas do Olimpo

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

4 Comentários em “Crônicas do olimpo”

  1. Andre
    20 de agosto de 2010 às 13:51 #

    Muito legal o texto!!

  2. 24 de agosto de 2010 às 21:58 #

    Na minha opinião o mundo está mesmo superficial e cada vez mais as pessoas só se lembrarão umas das outras por recados vazios no orkut/facebook/twitter….

    A questão é saber se isso é só um comodismo ou se o mundo competitivo está dragando tanto nosso tempo que nem conseguimos mais dar atenção a tds q interessam….

    adorei o texto Ery!

    ^^

  3. Carolina
    14 de setembro de 2010 às 12:02 #

    Essa é a triste e verdadeira realidade do mundo em que vivemos. Sociedade individualista, consumista, líquida… O homem contemporâneo vive a constante necessidade de preencher um vazio que muitas vezes não existe, e que, aceitando ou não, é o que faz a roda do capitalismo girar.

    … mas o que você faz para ser diferente?

  4. Mr. N
    24 de setembro de 2010 às 17:28 #

    vou me inscrever e ganhar uma renda extra nas férias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: