Anúncios

O fim está próximo, de novo

As profecias sobre o fim do mundo voltam à tona com o mito de 2012, mas será que dessa vez realmente o mundo vai acabar?

por Soraia Alves

    De forma de piada, garantindo que o Brasil só conseguiu ser eleito como país sede da Copa do Mundo 2014 e das Olímpiadas 2016 porque o mundo vai acabar antes dessas datas, ou de forma séria com fóruns repletos de cientistas e pesquisadores apresentando suas teses que afirmam ou contrariam as teorias apocalípticas. O fim do mundo voltou a ser uma das vedetes do momento e promete se manter assim até o dia 21 de dezembro de 2012 data em que, supostamente, o caos tomará conta da Terra e as mais de 2 milhões de citações no Google não deixam dúvidas de que esse assunto vem ganhando mais notoriedade com a proximidade do ano 2012.

    Mas afinal, por que tanta gente acha que o mundo vai acabar daqui a dois anos?

 A resposta é um calendário utilizado pelo povo Maia para contagem do tempo cujo final é a data 13.000, o que para muitos estudiosos corresponde ao 21/12/2012. Eis a origem do termo Profecia Maia sobre o fim do mundo.

    A Profecia Maia vinculada mostra a famosa data como a marca de encerramento de um ciclo de 5.125 anos. No dia 21 de dezembro, de acordo com a maioria das citações sobre as profecias maias e o fim do mundo em 2012, o Sol deverá se alinhar com a Terra e o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Esse alinhamento provocará violentas tempestades no interior do Sol, que então terá sua polaridade invertida. Consequentemente, toda essa atividade cósmica provocará reações na Terra. Nosso planeta também terá seu campo magnético invertido, sofrerá uma inclinação no seu eixo e então terá início o caos geológico típico das cenas que povom o imaginário humano e as telas do cinema – terremotos, vulxões em erupção, tempestades, etc.
    O problema é que temas como esse em que a cada dia surgem novos pseudo especialistas e tendem a se parecer com a antiga brincadeira do telefone sem fio, ficando quase impossível saber quala ideia original da história. Os Maias, por exemplo, não tratam o fim desse ciclo como o fim do mundo, por isso pesquisadores como o antropólogo Carlos Barrios, garantem que de maia mesmo a profecia só tem a data e a crença desse povo ameríndio em uma grande tranformação com o início de um novo ciclo. Para muitos trata-se de uma era ecológica e sustentável em que o homem presaria por viver em harmonia entre si e com a Terra.
      Essa teoria de uma Noca Era de Convergência Harmônica foi apresentada há mais de 20 anos pelo americano José Arguelles em seu livro “O Fator Maia”, publicado em 1984 e que mescla estudos sobre a cultura maia e suas próprias ideias. O curioso é que os mesmos estudos relatam que os Maias utilizavam vários calendários e não tinham uma concepção linear do tempo, colocando em xeque a “credibilidade” da data 2012.
       Mais curioso ainda é o fascínio humano pelo fim do mundo. Existem cerca de profecias sobre o fim dos tempos, algumas famosas, outras anônimas, mas sempre nos levando a um fim iminente. Entre profetas, médiuns, bispos e santos, um dos nomes mais famosos é Michel de Nostradamus, médico e astrólogo francês do século XVI e que chegou a enfrentar a Inquisição (ou fugir dela como garantem alguns historiadores). Nostradamus tem uma grande lista de profeciais que se tornarão reais incluindo fatos como a Revolução Francesa, a captira de Luís XVI em Varenes, o surgimento de figuras como Napoleão e Hitler, e mais recentemente os ataques terroritas aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001.
        Quanto a fim do mundo o francês previu que o grande caos apocalíptico teria início em julho de 1999, culminando com o fim do mundo em 11 de maio de 2000 ou 2001, mas parece que dessa vez Nostradamus, assim como aqueles que temeram a virada do século ou o bug do milênio em agosto de 2001, não teve sucesso e, bem ou mal, o mundo continua inteiro.
         O livro sagrado do cristianismo, a Bíblia, trata o fim do mundo com destaque na parte conhecida como Apocalipse, do grego Revelação. Nele há a promessa da destruição do mundo entregue às chamas. Alguns interpretam o fato como uma guerra atômica, outros preferem um super aquecimento do planeta, e ainda há quem aposte na queda de um asteróide (ou mais). Coincidência ou não, em 1997 a NASA anunciou a descoberta de um asteróide, o 1997-XF11 que passará basicamente raspando na Terra em 22 de outubro de 2028. A Bíblia ainda traz afirmações feitas por Jesus sobre fome, doenças, violência, fenômenos naturais, etc. Mas diferente de outros profetas, Jesus garante que a data do fim do mundo é um segredo que somente Deus sabe.

Se teremos contato com alguma raça alienígena que nos ajudará a mudar a vida na Terra ou se os ETs virão para nos exterminar, se teremos uma Nova Era Ecológica ou se seremos os responsáveis por nossa própria detruição, se viverems somente até 21 de dezembro de 2012 ou se já estamos vivendo o fim do mundo há algum tempo, só saberemos futuramente.
   Pelo sim ou pelo não, muita gente acha melhor aproveitar a vida ao máximo até 2012, realizar sonhos, viagens, compras… O capitalismo agradece!

Anúncios

Tags:, , , , ,

Categorias: Curiosidades, Educação e História

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: