Anúncios

Os segredos da torta mais famosa da França

por Diogo Leite

 

Essa é a torta mais famosa da França, ela já invadiu nossos restaurantes, é vendida também em supermercados. É apreciada quentinha, com uma bolo de sorvete ou chantilly por cima, Tarte Tatin é o nome dela, mas podem chamar de torta de maçã.

A história de sua criação ainda é controversa, a mais aceita é que a  torta foi criada no fim do século XIX pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin, num hotel que elas mantinham com o nome de Tatin na cidade de Lamonte-Beuvron, cerca de 170km de Paris.

A cozinha do hotel Tatin era famoso na região, por conta da criatividade das irmãs nas criações dos pratos, os caçadores também frequentavam o local, eles traziam os animais abatidos para serem servidos no restaurante.

Durante um certo almoço, a Stéphanie, que era a irmã mais velha, ao ser paquerada por um cliente, esqueceu dentro do forno uma panela com maçã, açucar e manteiga, que seria servida na sobremesa. Quando percebeu era tarde demais, tinha esquecido de adicionar a massa, na panela restou apenas um amontoado de açúcar derretido e maçã semi cozida.

Como não havia outra sobremesa para servir, colocou a massa em cima das maçãs e deixou a massa assar. Ao retirar e virá-la no prato o aspecto e o cheiro eram muito bons, serviu dessa maneira para o cliente.  A receita deu certo que começam a vender como torta de maçã ou tarte tatin.

É cercado de mistério a chegada da tarte tatin nos restaurantes em Paris, duas versões são as mais aceitas, a primeira é que a receita chegou na cidade luz nos anos 20, depois da morte das irmãs.  A convite de um amigo, um crítico de gastronomia foi quer saber como se fazia a torta do hotel Tatin, de lá trouxe a receita para o restaurante Maxim´s que a incluiu no cardápio.

A segunda versão diz que Stéphanie foi a passeio a Paris e se encantou com um jovem maître de uma casa de chás, a ele confidenciou a receita da torta e este repassou ao chefe que a incluiu no cardápio no que seria pouco tempo depois chamado de Maxim´s, este restaurante existe até hoje em Paris.

O hotel Tartin também existe até hoje, não com os mesmo donos, e nem tampouco com a receita original, porque as irmãs não deixaram nada escrito. Mas atrai milhares de pessoas interressadas em experimentar a verdadeira tarde tatin. A receita original não contém sorvete, segundo os mais radicais, sorvete acompanhado com a torta serve somente para disfarçar uma torta mal feita.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Cardápio de Démeter

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Os segredos da torta mais famosa da França”

  1. 14 de agosto de 2010 às 21:56 #

    Hummmmmmmmmmmmmmm…Que delícia!!!
    Muito interessante a história da torta de maça. Tanto sabor e aroma agradável só podia ter como referência a cidade luz. Ainda que o surgimento dessa receita tenha um pouco de fantasia, não tem problema. O que importa é o resultado final. Quem não gosta de degustar uma deliciosa sobremesa como essa ? Principalmente com um toque especial e envolvente que foi colocado neste texto.
    Obrigado pela sugestão jornalista Diogo. Já temos uma alternativa de sobremesa para o almoço de amnhã-domingo.
    Aguardo novas dicas e quem sabe a receita completa, não seria nada mal!

    Parabéns pelo texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: