Anúncios

Colômbia X Venezuela

Faixa de Gaza sul-americana

Instabilidade nas fronteiras latinas traz contradições e dúvidas

por Alan Azevedo

Depois de se reunirem em Santa Marta por mais de quatro horas, a paz diplomática entre Bogotá e Caracas foi restabelecida. O presidente colombiano Juan Manuel Santos, recém eleito, adotou um tom bem cordial e cauteloso para negociar com o líder da Venezuela, enquanto Hugo Chávez se mostrou receptivo e caloroso, presenteando santos com a biografia de Simón Bolívar.

Há três semanas, o ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, acusou a Venezuela de abrigar 1.500 membros das Farc em seu território. Chávez, intolerante, logo rompeu relações com Bogotá.

Uma das pautas do encontro foi o combate venezuelano às Farc, o que se mostra muito difícil de acontecer. Com a presença da guerrilha na Venezuela e o acordo militar Colômbia/EUA, as chances de um prolongamento das relações diplomáticas são muito limitadas. Acontece que, para Santos, Chávez teria de declarar guerra às Forças Armadas Revolucionárias, o que não é a sua prioridade agora. Existe uma fragilidade enorme na fronteira venezuelana, o que torna difícil distinguir as relações de Chávez com as Farc.

Por outro lado, o pedido de Caracas a Juan Santos é que a sua aliança militar com os Estados Unidos seja revista, pois, segundo Chávez, trata-se de uma ameaça ianque aos países sul-americanos. Santos provavelmente não cogitará tal possibilidade.

Quando acusado de manter as Farc em seu território, Hugo Chávez citara um conflito armado com a Colômbia e a respeito de Santos, quando este ainda era candidato, acusou-o de ser um “homem de guerra” e um “ianque”. Depois de quatro meses já se fala em paz absoluta.

Anúncios

Tags:, , , ,

Categorias: América Latina, Política Internacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: