Anúncios

Videodocumentário sobre o Kolombolo Diá Piratininga

Por Rafael Carneiro da Cunha

Este vídeodocumentário foi produzido entre Maio e Junho desse ano (2010) como um trabalho da disciplina de Cultura e Cidadania. Ele apresenta os trabalhos do Grêmio Recreativo Kolombolo Diá Piratininga, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, que é um local de resistência do samba de raíz paulista.

Os bastidores

Conheci o kolombolo quando no ano passado quando duas garotas foram fazer uma matéria lá para a Agência Comunitária de Notícias de Pinheiros. Eu também tinha um contato da cantora Roberta Oliveira, que trabalha na área intitucional. Quando a professora explicou o trabalho, começei a pensar sobre um possível lugar em São Paulo que a classe não conhecia e que estivesse ligado a uma das minhas maiores paixões, a música. Logo o Kolombolo veio à cabeça. Um dia liguei lá e epliquei para a Lígia (uma das fundadoras) quais eram os meus objetivos e logo ela concordou. Depois de uns dias liguei para o Renato Dias e para a Roberta para marcarmos uma entrevista.

Era uma manhã de quarta-feira quando fui entrevistá-los. A entrevista durou mais de duas horas e foi muito proveitosa. A única coisa que atrapalhou foi o temporal que caía do lado de fora. Quando acabou eu perguntei se podiam me indicar dois compositores de samba, um mais velho um mais novo. Foi quando me deram o contato de Gabriel Spazzeani e do Toinho. Entrevistei o Gabriel em um dia à noite e por coincidência estava tendo ensaio dos percussionistas e consegui fazer imagens legais. Já o Toinho, entrevistei no dia da Praça do Samba, quando também fiz inúmeras imagens do evento.

A edição durou vários dias e fiz no computador. Cheguei muitas vezes antes de trabalhar para fazer mais um pouquinho. Pedi algumas opiniões e acabei mudando algumas coisinhas de última hora. Meus conhecimentos de edição de vídeo vêm lá do Repórter Aprendiz. Foi muito gratificante ver aquele produto finalizado na minha frente e depois apresentado no telão da sala de aula.

Confira o produto final:

Anúncios

Tags:,

Categorias: Especial, Música, Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: